Procon notifica TIM por pane na Paraíba

Magnus Menezes
Empresa tem um prazo para apresentar sua defesa e caso não dê uma justificativa pode ser multada

Clientes da operadora Tim ficaram sem sinal durante toda a manhã e parte da tarde de ontem, mais uma vez, em várias cidades do Nordeste. Na Paraíba, a pane afetou praticamente todo o Estado, causando transtornos para os consumidores que ficaram sem poder fazer ou receber ligações, enviar ou receber mensagens de texto, nem utilizar o pacote de dados.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a operadora informou que alguns de seus clientes na Paraíba enfrentaram dificuldades temporárias em razão de falha em equipamentos. A Tim afirmou que equipes técnicas da companhia trabalharam para a normalização dos serviços, que passaram a operar regularmente no final da tarde.

O diretor do Procon-PB, Marcos Santos, informou que a empresa já foi notificada pela pane. Relatos de clientes da operadora durante todo o dia de ontem indicaram que o problema gerou problemas para milhares de pessoas. A empresa tem um prazo para apresentar sua defesa e caso não dê uma justificativa plausível poderá ser multada.

A secretária Janaíra Souza disse que ficou todo o dia sem conseguir sinal para efetuar ligações e todas as tentativas tinham como resposta que o sistema estava indisponível. “Isso é um descaso. Me sinto extremamente irritada. Pagamos por um serviço que não oferece nenhum tipo de qualidade ou confiança.

É sabido por todos que hoje em dia boa parte das nossas atividades tem relação direta com a telefonia móvel. Um descaso desse e sem qualquer explicação plausível é completamente inaceitável”.

Assim como ela, os jornalistas Klebson Wanderley e Maxcimiano Silva também foram afetados com a pane e demonstraram sua insatisfação ressaltando que se sentem lesados pelas constantes falhas da operadora. “Sinto-me lesado e impotente diante do mau serviço prestado. Tenho queda de sinal quase que diariamente no Cariri da Paraíba. Somos prejudicados constantemente e não recebemos uma única explicação”, disse Klebson. “Somos enganados por pagar e não poder usufruir de um serviço essencial”, completou Maxcimiano.

O Procon Estadual orientou os consumidores prejudicados a procurarem o órgão de defesa do consumidor e formularem suas queixas. Os usuários da operadora também podem utilizar as redes sociais com esta finalidade. Conforme explicou a assessoria de imprensa do órgão, quem possui conta no Twitter, pode fazer sua queixa mencionando o twitter do Procon-PB (@procongovpb), pois desta forma o órgão tem como registrar as queixas e utilizar como prova para futura ação. Em abril deste ano, a Tim foi multada em R$ 2 milhões pelo Procon devido à má prestação de serviço.

ANATEL REJEITA RECURSO E MULTA A Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou recursos da empresa Oi (Telemar Norte Leste) e decidiu manter três multas aplicadas à operadora por descumprimento de metas de qualidade nos serviços de telefonia fixa prestados no Rio de Janeiro, Sergipe e Minas Gerais.

A empresa, que faz parte do Grupo Oi, foi punida com um total de R$ 7,14 milhões. A multa aplicada à filial do Rio de Janeiro foi de R$ 2,184 milhões; a de Minas, R$ 4,452 milhões; e a de Sergipe, R$ 504 mil. As multas estão em despachos publicados ontem, no Diário Oficial da União.


Tatiana Brandão

Jornal da Paraíba
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