Lobão convoca reunião de Comitê por conta de falha no sistema elétrico

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que está em Nova York (Estados Unidos), onde participa de reunião do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), convocou para esta segunda-feira (24), uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para as 15h.

O objetivo é ter mais informações e analisar o que poderia ter motivado a falha que interrompeu, por volta das 16h deste sábado (22), o fornecimento de energia em vários municípios da Região Nordeste.Participam da reunião do CMSE, entre outros, o Operador Nacional do Sistema (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de técnicos do Ministério de Minas e Energia.

 A expectativa é de que a ONS faça um relato do que aconteceu. Uma vez que Lobão está em Nova York, o encontro será coordenado pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, e ministro interino, Márcio Zimmerman.


O CMSE foi criado em 2004 com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. Entre outras atribuições, compete ao CMSE acompanhar o desenvolvimento das atividades de geração, transmissão, distribuição, comercialização, importação e exportação de energia elétrica, gás natural e petróleo e seus derivados.

Paraíba

 Na Paraíba, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica no estado, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.

G1 PB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.