Palmeiras surpreende e lidera lista de faturamento com patrocínio em 2011
Responda rápido: qual time brasileiro recebeu mais dinheiro em patrocínio em 2011? A resposta para essa pergunta vai surpreender muita gente. Nada de Corinthians e suas ações de marketing, Santos e seus craques ou Flamengo e sua torcida. O primeiro colocado no ranking de patrocínios no futebol nacional é o Palmeiras, que recebeu, no ano passado, R$ 44,6 milhões. No total, os clubes faturaram R$ 472 milhões em acordos de publicidade e patrocínio.
A liderança do Palmeiras realmente é uma surpresa. Nos últimos anos, essa posição era do Corinthians. Como essa análise é baseada em balanços, não temos como saber exatamente o que causou o crescimento, mas deve ser fruto do acordo com a Kia, que tem um valor alto”, explica Amir Somoggi, da BDO, empresa que consultoria que fez o levantamento.
O espanto tem origem na evolução dos acordos palmeirenses. Em cinco anos, os contratos foram de R$ 9,5 milhões para o patamar atual, em uma evolução de 368%. Os números do segundo colocado, o Corinthians, não subiram tanto. Em 2007, o time do Parque São Jorge recebia R$ 19,1 milhões contra os R$ 44,4 milhões atuais.
O terceiro da lista é o Flamengo, com R$ 43,9 mi (R$ 16,7 mi em 2007), e o Santos, o quarto, com R$ 42 mi – aumento de 180% em relação aos R$ 11 milhões de 2007. Os quatro clubes são os únicos a superar os R$ 40 milhões. Depois deles, o melhor é o São Paulo, com R$ 30,6 mi.
RANKING DO PATROCÍNIO NO BRASIL
Bruno Doro Do UOL
A liderança do Palmeiras realmente é uma surpresa. Nos últimos anos, essa posição era do Corinthians. Como essa análise é baseada em balanços, não temos como saber exatamente o que causou o crescimento, mas deve ser fruto do acordo com a Kia, que tem um valor alto”, explica Amir Somoggi, da BDO, empresa que consultoria que fez o levantamento.
O espanto tem origem na evolução dos acordos palmeirenses. Em cinco anos, os contratos foram de R$ 9,5 milhões para o patamar atual, em uma evolução de 368%. Os números do segundo colocado, o Corinthians, não subiram tanto. Em 2007, o time do Parque São Jorge recebia R$ 19,1 milhões contra os R$ 44,4 milhões atuais.
O terceiro da lista é o Flamengo, com R$ 43,9 mi (R$ 16,7 mi em 2007), e o Santos, o quarto, com R$ 42 mi – aumento de 180% em relação aos R$ 11 milhões de 2007. Os quatro clubes são os únicos a superar os R$ 40 milhões. Depois deles, o melhor é o São Paulo, com R$ 30,6 mi.
RANKING DO PATROCÍNIO NO BRASIL
2007 2012
Palmeiras
|
9,5
|
44,6
|
Corinthians
|
19,1
|
44,4
|
Flamengo
|
16,7
|
43,9
|
Santos
|
11,0
|
42
|
São
Paulo
|
19,6
|
30,6
|
Internacional
|
10,8
|
30,2
|
Vasco
da Gama
|
-
|
23,3
|
Grêmio
|
9,3
|
20,8
|
Cruzeiro
|
8,8
|
20,5
|
São
Caetano
|
10,6
|
19,4
|
Atlético-MG
|
5,8
|
18,2
|
Fluminense
|
6,4
|
15,8
|
Leave a Comment