Palmeiras surpreende e lidera lista de faturamento com patrocínio em 2011

Responda rápido: qual time brasileiro recebeu mais dinheiro em patrocínio em 2011? A resposta para essa pergunta vai surpreender muita gente. Nada de Corinthians e suas ações de marketing, Santos e seus craques ou Flamengo e sua torcida. O primeiro colocado no ranking de patrocínios no futebol nacional é o Palmeiras, que recebeu, no ano passado, R$ 44,6 milhões. No total, os clubes faturaram R$ 472 milhões em acordos de publicidade e patrocínio.

A liderança do Palmeiras realmente é uma surpresa. Nos últimos anos, essa posição era do Corinthians. Como essa análise é baseada em balanços, não temos como saber exatamente o que causou o crescimento, mas deve ser fruto do acordo com a Kia, que tem um valor alto”, explica Amir Somoggi, da BDO, empresa que consultoria que fez o levantamento.

O espanto tem origem na evolução dos acordos palmeirenses. Em cinco anos, os contratos foram de R$ 9,5 milhões para o patamar atual, em uma evolução de 368%. Os números do segundo colocado, o Corinthians, não subiram tanto. Em 2007, o time do Parque São Jorge recebia R$ 19,1 milhões contra os R$ 44,4 milhões atuais.

O terceiro da lista é o Flamengo, com R$ 43,9 mi (R$ 16,7 mi em 2007), e o Santos, o quarto, com R$ 42 mi – aumento de 180% em relação aos R$ 11 milhões de 2007. Os quatro clubes são os únicos a superar os R$ 40 milhões. Depois deles, o melhor é o São Paulo, com R$ 30,6 mi.

RANKING DO PATROCÍNIO NO BRASIL                                    
                                                                                                                    2007                       2012
Palmeiras   
9,5
44,6
Corinthians
19,1
44,4
Flamengo
16,7
43,9
Santos
11,0
42
São Paulo
19,6
30,6
Internacional
10,8
30,2
Vasco da Gama
-
23,3
Grêmio
9,3
20,8
Cruzeiro
8,8
20,5
São Caetano
10,6
19,4
Atlético-MG
5,8
18,2
Fluminense
6,4
15,8


Bruno Doro   Do UOL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.