Incêndio atinge área florestal na PB, mas bombeiros controlam o fogo

Área florestal é tomada por incêndio em Sousa, na Paraíba (Foto: Pereira Jr/G1)O Corpo de Bombeiros controlou um incêndio florestal de grandes proporções no domingo (28) nas margens da BR-230 na Paraíba, no município de Sousa, localizado no Alto Sertão. De acordo com o major Carlos Jean, comandante da companhia dos bombeiros na cidade, ainda não foi possível calcular quantos hectares foram destruídos pelo fogo. A origem do incêndio ainda está sendo investigada.




Ele explicou que o incêndio começou por volta das 11h30 em frente ao 14º Batalhão da Polícia Militar, próximo à linha férrea que passa pela cidade, e demorou cerca de uma hora para ser controlado. Com a vegetação seca e o vento forte, as chamas atingiram um terreno e a fumaça densa cobriu vários bairros periféricos de Sousa. Algumas casas do bairro Massapê e Casas Populares, além de fábricas instaladas na região, correram risco de serem atingidas.



De acordo com o major Carlos Jean, este período do ano é crítico devido à estiagem, às temperaturas altas e às queimadas provocadas pelos agricultores com o objetivo de preparar o terreno para os próximos cultivos. Os bombeiros estão enfrentando uma média de dois focos de incêndio por dia na região de cobertura de nossa companhia, que abrange 26 municípios.



“Choveu de forma abundante até junho e a vegetação cresceu de forma surpreendente. Por isso, os agricultores fazem o corte da vegetação, juntam no centro do terreno e fazem a queima. O problema é que muitos deles não se preocupam em realizar a queimada de forma regularizada junto aos órgãos de proteção ao meio ambiente, e que faz com que as chamas percam o foco e se espalhem”, explicou o comandante.



Karoline Zilah

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.