Anúncios em sites falsos lideram prática de fraudes nos últimos quatro anos na PB



Marcos Santos/USP Imagens 
Levantamento divulgado nesta segunda-feira (24), pela Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa (DDF), mostrou que o anúncio de produtos em sites falsos liderou a prática de fraudes nos últimos quatro anos na Paraíba. Comente no fim da matéria.

De acordo com o levantamento, a delegacia identificou 36 modalidades diferentes de estelionato com características próprias de atuação. Em 2014, por exemplo, foram registradas 820 ocorrências de estelionato no estado, dos quais 40 são de anúncios em sites falsos.

Este ano, a DDF já registrou até o mês de julho, 825 ocorrências de fraudes na Paraíba. Do total, 67 foram na modalidade anúncios em sites falsos, enquanto que compras e negociações somaram 45 registros e hackeamento, 29.

Segundo o delegado Lucas Sá, a população tem um importante papel neste tema, uma vez que grande parte das fraudes poderiam ser evitadas com simples condutas, como a proteção física dos computadores, a verificação de dados dos anunciantes e a formalização de algumas negociações (contratos). Outro aspecto importante, conforme o delegado, é o registro da ocorrência policial no caso de fraudes. “Nem sempre as vítimas procuram a Polícia Civil, para informar a ocorrência dos golpes, contribuindo para a impunidade”, disse.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.