Aesa adia previsão sobre chuvas para 2016 e alerta para alta radiação na PB

Nalva Figueiredo (Jornal Correio da Paraíba)
Calor e alta radiação prevalecem


O verão começa oficialmente a 01h48 da madrugada desta terça-feira (22) no Hemisfério Sul. A estação, além de ser a época mais quente do ano, também é a aquela onde são registrados os maiores índices pluviométricos no Cariri e Sertão da Paraíba. O tradicional anúncio da previsão de chuvas para o primeiro trimestre do ano nestas regiões, que anualmente é feito em dezembro, foi adiado para janeiro de 2016. Quanto à incidência de radiação ultravioleta, a Agência Executiva de Gestão das Águas alerta que a classifica como extrema nesta época, o que requer cuidados com relação ao tempo de exposição ao Sol. Numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos tem índices acima de 12 neste período, o que ainda é considerado normal.


Nesta época do ano as temperaturas médias variam entre a máxima de 31º C e mínimas de 26º C na região do Litoral. No Agreste os termômetros ficam entre 30º C e 20º C. Cariri; entre 34º C e 19º C; e Sertão entre 35º C e 22º C. A previsão diária está disponível neste link.

“A tendência é de que o início de 2016 repita as altas temperaturas registradas nos primeiros meses de 2015. Este ano, inclusive, foi considerado o mais quente da história segundo a Organização Meteorológica Mundial. As temperaturas devem ficar um grau acima de média. Em alguns casos raros, até dois graus. Esta elevação é provocada por causa de fenômenos como o El Niño, o aquecimento global e o prolongamento da estiagem aqui na Paraíba, que já dura quatro anos”, destacou a meteorologista Carmem Becker.

Na Paraíba, segundo a Aesa, o primeiro dia do verão vai ser de tempo nublado e chuvas rápidas no Litoral, mas ao longo da semana o sol deve prevalecer e aumentar a temperatura gradativamente.

Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.