Facebook quer criar “máquina de teletransporte” até 2025

A invenção não vai funcionar transportando o corpo do usuário, mas criando um ambiente virtual tão semelhante à realidade que será capaz de enganar os sentidos do corpo humano

O Facebook tem um plano ambicioso para os próximos dez anos. A ideia da rede social é criar uma “máquina de teletransporte”. A invenção não vai funcionar transportando o corpo do usuário, mas criando um ambiente virtual tão semelhante à realidade que será capaz de enganar os sentidos do corpo humano. Para isso, a empresa deve entrar em parceria com a Rift, criadora do Oculus, dispositivo de realidade virtual.

“O Facebook quer construir uma máquina que vai deixar você ir em qualquer lugar, com qualquer pessoa, independente de fronteiras geográficas”, afirmou o diretor técnico da rede social, Mike Schroepfer, durante uma coletiva de imprensa em Dublin, na Irlanda.

Segundo Schroepfer, o Facebook já está trabalhando no projeto, que envolve três áreas principais: Ver e sentir (a ideia é combinar um sensor de pressão com uma câmera), Imitar o ambiente real (o trabalho ainda está em fase inicial, mas para o executivo, as possibilidades são “enormes”) e Desenvolver mundos próprios (o objetivo é criar um programa para que qualquer um seja capaz de criar e moldar cenários em 3D).

Visão e sensação
Para fornecer a sensação de que a pessoa realmente está em outro lugar, não bastam apenas imagens e sons. Por isso, o Facebook já está trabalhando em um sensor de pressão que trabalha em conjunto com uma câmera. Dessa maneira, vai ser possível, por exemplo, sentir de maneira fiel um aperto de mão.

Sobre os trabalhos iniciais, Schroepfer disse que é “incrível o quão rápido o cérebro pensa que o encontro acontece com outra pessoa real”.

Mimetizar
Criar um ambiente real e fidedigno também é um desafio. Quem também está trabalhando nesta tecnologia é a empresa Surreal Vision, que foi adquirida recentemente pela Oculus. Segundo o executivo do Facebook, “as possibilidades são enormes”.



Mundos próprios
Além de cenários reais, o Facebook quer que os usuários possam criar e desenvolver os próprios mundos, por exemplo, você pode dar uma volta em Pandora, de Avatar, como na imagem acima. A ideia é que as pessoas possam moldar objetos e cenas 3D sem qualquer dificuldade. Para isso, a rede de Zuckerberg vai lançar um software chamado “Medium”, que permite baratear a criação de mundos virtuais.

Segundo Schroepfer, a visão da Oculus com isso é “democratizar o acesso a experiências e informações, deixando que as pessoas no mundo sintam que podem ir para qualquer lugar e fazer qualquer coisa”.



Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.