Cajazeiras é considerada pela polícia rota do tráfico de droga


A cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano e a 450 km de distância de João Pessoa , está chamando a atenção da polícia pela quantidade de drogas apreendida nos últimos meses. Segundo a polícia, o município já é tratado como rota do tráfico de drogas.

De acordo com o delegado responsável por encabeçar várias ações contra o tráfico na cidade, George Wellington, Cajazeiras está em um ponto estratégico. "É uma região que está próxima a três estados e além do mais é vizinha da BR-116, que é uma rodovia de integração nacional que sai do Nordeste e vai até o Sul do país", explica.

Uma das maiores apreensões de maconha em 2015 na Paraíba foi na cidade sertaneja. No dia 7 de agosto, cerca de 800 kg foram apreendidos em um teto falso de um caminhão baú, que saiu da Bahia. Além disso, também foi apreendida uma motocicleta, um espingarda calibre 12 e munições.

"Essas drogas, ao chegarem na cidade de Cajazeiras, são depositadas em residências, tanto na área urbana como na área rural, e daí esse material é distribuído pouco a pouco na cidade e em outras circunvizinhas", explica George Wellington.

Para o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o consumo e venda de drogas no interior têm preocupado. "Há um fenômeno que nos preocupa que é a interiozação do tráfico e do consumo. Antigamente, a visão que nós tínhamos era de que Cajazeiras era uma passagem para a capital. Hoje a gente não tem dúvidas que uma grande parcela dessa droga que fica no Sertão", diz.

Uma das últimas apreensões em Cajazeiras foi no dia 13. As polícia Civil e Militar fizeram operações e apreenderam mais de 100 kg em duas casas. Em uma casa, foram achados 87 kg de maconha em tabletes e mais quatro quilos de cocaína em pasta. Já em outra ação, foram encontrados 20 kg de maconha e 103 pinos de cocaína.

O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, que fica em Cajazeiras, Coronel Cunha Rolim, afirma que as drogas impulsionam outros crimes. "O tráfico de drogas tem sido a mola mestra da criminalidade. Ela induz o crime contra a vida, induz a violência patrimonial, no momento que o pequeno assaltante de rua rouba um celular, rouba uma bolsa, faz um pequeno assalto. Tudo isso tem influência do tráfico de drogas", diz.


Do G1 PB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.