PF e MPF deflagram operação para combater fraudes no Minha Casa, Minha Vida


A Polícia Federal na Paraíba, em parceria com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (28/10) a Operação FALSA MORADA, com o objetivo de combater, desarticular e desestruturar a atuação de grupo criminoso voltado ao cometimento de delitos contra o Sistema Financeiro Nacional, especificamente em prejuízo ao Programa Minha Casa Minha Vida-MCMV, do Governo Federal.

A quadrilha, encabeçado por uma advogada, atuante em questões pertinentes àconstrução civil, aliciava pessoas para, de forma fraudulenta, figurarem como beneficiárias de financiamentos junto à Caixa Econômica Federal.
Produziam-se documentos falsos para simular situação em que as pessoas,indevidamente, pudessem ser enquadradas no Programa MCMV, sem que houvesse, por exemplo, ocupação de unidade habitacional. Destacam-se as fraudes em supostos comprovantes de renda, a fim enquadrarem os fraudadores compradores como aptosa obterem o melhor subsídio possível concedido pelo Governo Federal.

Os indícios apontam que o grupo criminoso apresentava imóveis construídos por terceiros, sem que tivessem qualquer relação com a citada obra, a engenheiros das instituições financeiras, sempre observando a cautela em mostrarem as casas, recém construídas, em horário em que fosse mínimo o risco de o proprietário/construtor verdadeiro presenciar a fraude.

Diversas empresas tiveram, indevidamente, seus nomes e dados usados pelo grupo criminoso, quando das confecções de declarações de renda, resultando num montante aproximado de R$ 1.700.000,00. Com os documentos que serão examinados a partir de agora esses valores poderão ser ampliados.

16 (dezesseis) Policiais Federais estão nas ruas da Grande João Pessoa/PB, cumprindo 03 (três) mandados de condução coercitiva, 04 (quatro) de busca e apreensão, além do Mandado de Prisão preventiva da chefe do esquema criminoso. Todos os documentos expedidos pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba em João Pessoa/PB.








Com Parlamento PB

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.