Paraíba vai receber equipamento que faz teste rápido de tuberculose


Até o mês de maio, a Paraíba receberá do Ministério da Saúde equipamentos de teste rápido da tuberculose. No total, serão três, os quais ficarão no Hospital Clementino Fraga e no Centro de Saúde de Mandacaru, em João Pessoa, e no Serviço Municipal de Campina Grande. Nos próximos dias 2 e 3 de abril, médicos e enfermeiros participarão de uma capacitação com técnicos do Ministério da Saúde, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital, e também em Campina Grande.

Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, da Secretaria de Estado da Saúde, Mauricélia Holmes, esses locais foram escolhidos para receber os equipamentos porque são os que mais fazem o exame baciloscopia, que detecta a tuberculose. Além de detectar a presença do bacilo causador da doença em duas horas, o novo equipamento identifica se há resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença. “O único exame que temos para saber se há resistência a algum medicamento é a cultura com teste de sensibilidade cujo resultado demora entre 45 e 60 dias”, explicou.

Mauricélia Holmes adiantou que o equipamento é uma inovação muito grande: “Vai melhorar para os profissionais que solicitam o exame; para os que manuseiam no laboratório, já que estarão mais protegidos e para a população significa mais rapidez no diagnóstico e no resultado da resistência, podendo iniciar outra forma de tratamento, se for o caso”.

INVESTIMENTOS - Até maio deste ano, a nova tecnologia deverá estar presente em 92 cidades estratégicas do país, onde se concentram 55% dos casos novos de tuberculose, o que engloba todas as capitais e os municípios com mais de 130 casos novos de tuberculose. Ao todo, serão 160 máquinas, com capacidade de realizar, juntas, 640 mil testes rápidos ao ano.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.