Cirurgia para retirada de enguia do intestino de um homem é filmada sem permissão e vai parar no Youtube - Veja o vídeo


Equipe médica filma cirurgia
Londrina - Um vídeo com cenas de uma cirurgia realizada no Hospital Universitário (HU) de Londrina vazou na internet e nas redes sociais na tarde de ontem. O procedimento em questão era da retirada de um peixe, do tipo piramboia, - da família das enguias - do intestino de um homem que o havia introduzido no ânus. As imagens mostram o momento em que o peixe é retirado do abdômen e colocado envolto em um pano. O que chama a atenção, porém, é que na mesma sala várias pessoas aparecem portando aparelhos eletrônicos semelhantes a celulares com câmera. Uma mulher, inclusive, ri da situação enquanto grava a cena.


Essa não é a primeira vez o HU é envolvido em situações de constrangimento aos pacientes e casos polêmicos que vão parar na internet. Em 2005, vários estudantes fizeram comentários racistas aos servidores e pacientes em uma comunidade do Orkut. Em 2008, imagens da comemoração de formandos soltando fogos de artifício nos corredores do hospital chocou a população. O caso teve repercussão nacional, mas os envolvidos não foram suspensos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o procedimento foi realizado no dia 20 de abril e o homem já recebeu alta. Nádina Moreno, reitora da instituição, disse que assim que ficou sabendo que vídeos estariam circulando na internet por e-mails, já no dia 27 de abril, solicitou a abertura de uma portaria determinando a proibição de celulares dentro dos centros cirúrgicos e a investigação sobre o vazamento da filmagem feita sem autorização do paciente.


''É comum, em casos inusitados e diferentes, ocorrer a gravação do procedimento sem identificação do paciente, com finalidade pedagógica e discussão posterior. Mas isso é previamente combinado e autorizado'', diz a reitora. Como isso não aconteceu, a sindicância deve averiguar os responsáveis pela gravação, bem como a participação de cada um no caso. ''O processo vai verificar o envolvimento de todos presentes. Estamos investigando independendemente de quem quer que seja: docente, funcionários, técnicos ou estudantes.''

A sindicância tem até 60 dias para ser concluída, mas a reitora quer a finalização o quanto antes. Várias pessoas já teriam sido convocadas a dar esclarecimentos, inclusive o médico responsável pela cirurgia. ''É lamentável que isso tenha ocorrido. É importante salientar que não estamos colocando a competência em discussão, até porque a cirurgia foi um sucesso. Mas fatos como esse não podem acontecer jamais'', disse. A punição, segundo ela, pode chegar a advertência, suspensão ou até mesmo demissão imediata.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

25 comentários:

  1. tem loco  pra tudo

    ResponderExcluir
  2. isso e uma falta de vergonha que ate nesses momentos que precisam de ajuda ninguem respeita e um momento muito delicado quanto para ele e para a familia!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem razao os que defendem a natureza, mas tao absurdo quanto foi a utilizacao da enguia para fins libidinosos quanto o da equipe medica e estudantes de medicina estarem dentro do centro cirugicao comportando-se como se estivessem em uma festa, rindo, filmando, demonstranto falta de etica e respeito pelo paciente. Atitude que nao se coaduna com o exercicio de tao nobre profissao.  Espera-se que o HU tome providencias energicas e aplique as punicoes devidas aos irresponsaveis pela divulgacao das imagens.  Que o Conselho Regional de Medicina instaure o processo para punir os medicos que estavam no centro cirugico e permitiram a atitude nefasta dos presentes e que a OAB nao se omita e adote uma atitude pois foram violados os direitos humanos do paciente e nao foi a primeira vez que isto aconteceu no HU.

    ResponderExcluir
  4. credooooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. falta de proficionalismo da equipe médica absurdooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Na próxima amarra a boca do peixei uidshiauduisauihduihiuhasd

    ResponderExcluir
  7. isso e uma falta de respeito com os animais.
    este cara precisa ser processado nao tem vergonha na cara 
    devia ter pensado na familia e na image dele antes 
    que ridicolo

    ResponderExcluir
  8. JA PENSO SE ISSO VIRA MODA.COITADA DAS ENGUIAS.

    ResponderExcluir
  9. Pode ter certeza que com enguia ele não mexe mais kkkk

    ResponderExcluir
  10. aline_graciebarr@hotmail.comsábado, 05 maio, 2012

    kkkkkkkkkkkkkkk  e o juizo desse cara esta aonde 

    ResponderExcluir
  11. quero ver ele fazer isso com um jacare hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Não há nenhuma portaria, resolução ou normativa que proiba o uso de letrõnicos em qualquer lugar, até pq o uso destes muito auxilia os profissionais em procedimentos , porem sempre tem os sem ética que se aproveitam para tirar um sarro e infelizmente toda a classe vai arcar com as consequencias. Os orgãos de classe CRM e COREN devem se manifestar e punir com processo administrativo os envolvidos.

    ResponderExcluir
  13. falta de ética médica.podis ser qualquerum,até mesmo de nossa familia.quero ver se vão ser punidos,e quem sabe Deus,quantas outras coisas eles filmaram,ou fizeram com os pacientes.

    ResponderExcluir
  14. Acho que o paciente deveria largar a mão de ser munheca comprar um consolo de borracha ....kkkkkkk. acho que se ele não queria que vissem a retirada da enguia porque ele enfiou???? isso é lugar???  cadê os direitos dos animais? imagina o sufoco da enguia ? e o alivio quando o médico ah retirou o medico além de heroi por salvar a vida de ambos.

    ResponderExcluir
  15. acho q tem os dois lados!!!! os dos medicos fizeram isso talvez por ser um caso bizarro e realmente é.... esse cara nao tem vergonha na cara com um peixe?

    ResponderExcluir
  16. Dr Tomas Turbando Pintoquinta-feira, 10 maio, 2012

    Tem que punir os técnicos de enfermagem, eles é que estavam filmando... e a ética da enfermagem? o médico estava operando, de luvas cirúrgicas estéreis... não filmou nada.... quem filmou foi a enfermagem...

    ResponderExcluir
  17. Gente... porque condenar a divulgação, desde que protejam a identidade deste doente? Acho que neste caso serviu até de utilidade pública!!  Pra estes nóias não irem colocando qualquer coisa no ...tiiiiiimmmmm.....Eu msm não sabia que se praticava este ato bizarro com enguias e afins,  e depois desta notícia, conversando com outras pessoas, fisquei pasma em saber que é muito  comum o uso da enguia para estes fins...aaafffff..... #indignação

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que quem tem que ter vergonha na cara é o Sujeito sem vergonha, sem caracter que acabou enfiando o peixe no  rabo e a Reitora não tem que punir ninguém...que isto sirva de Lição para este Infeliz e para outros que queiram repetir a experiência.

    ResponderExcluir
  19. KKKKK, vão entrar em extinção...! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. tadinha da enguia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. O  que está em questão não é o ato libidinoso e sim a falta de ética, falta de respeito com o paciente. Nós profissionais não estamos na posição profisional para fazer julamentos sobre estilo de vida ou condutas. Quanto a defender o coitado do peixe, isso fica para os profissionais desta area.

    ResponderExcluir
  22. Para os certinhos daqui vão me dizer que se você está no pronto socorro e aparece um doente mental com uma enguia no intestino não iriam filmar? Não iriam rir da cena também? O médico deve reagir feito um andróide nesse momento?
    A família do retardado só está querendo ganhar um dinheiro. Não apareceu nem o rosto do sujeito.

    ResponderExcluir
  23. o paciente também deveria ser processado por maus tratos aos animais, o que que a enguia ja deve ter passado...

    ResponderExcluir
  24. COM AUTORIZAÇÃO MEDICA..... MINHA MAE EH INSTRUMENTADORA... SEGUNDO ELA, NGM FAZ ND NO C.C. SEM AUTORIZAÇÃO DOS MESMOS

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.