Twitter já fala em português e é compatível com o iPhone

O microblog tem agora uma versão em português, na mesma semana em que passou a estar integrado com aplicativos da Apple.
A partir desta semana, os 250 milhões de pessoas que falam português vão poder aceder ao Twitter na sua versão lusófona. A pergunta principal do microblog ("what's happening?") foi traduzida para "O que está acontecendo?". Mas esta não é a única novidade da rede que permite partilhar textos de 140 caracteres. Ontem, o Twitter anunciou também que passou a estar integrado com o iOS 5 - o sistema operativo da Apple - e estará disponível no iPhone, iPad e iPod.

Para Ricardo Clemente, CEO do GroupM em Portugal, o facto de o Twitter passar a estar disponível em português tem um significado "sobretudo simbólico", porque é o "reconhecimento da importância da língua", mas na prática "não terá grande efeito já que, para quem usa o Twitter, a língua inglesa não é uma barreira".

A maior pressão para que esta tradução acontecesse veio do Brasil (o que justifica a utilização do português do Brasil) que, segundo a consultora comScore, é o segundo país que mais utiliza o site para se comunicar. Perto de 22% dos utilizadores registados são brasileiros, os primeiros são os holandeses (22,3%) e os terceiros são os venezuelanos (21,1%). O Twitter está agora disponível em dez idiomas.

Para Ricardo Clemente a transformação mais importante que ocorreu no Twitter durante esta semana foi a integração dos aplicativos da Apple, que vai permitir uma "maior proximidade com o utilizador", que agora precisa apenas de um clique para ‘tweetar', partilhando fotografias, mapas, contactos.

Em Portugal a utilização do Twitter estabilizou, depois do ‘boom' inicial e vive agora em paralelo com redes sociais, como o Facebook. "Uma plataforma não se sobrepõe à outra", garante o especialista em marketing digital, para quem o Twitter continua a ser uma forma "útil" de comunicação entre as marcas e os consumidores, "se bem utilizada".


Catarina Madeira


Fonte: economico.sapo.pt

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.