Ferrovia Transnordestina poderá ter ramal para Cajazeiras

O Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, esteve recentemente visitando as obras da Transposição do São Francisco, no lote 3, como também a Transnordestina, no trecho pertencente ao Pernambuco.


Fernando Bezerra busca uma forma de expandir a ferrovia para outras regiões, que não estão no projeto final da obra. A justificativa usada para a expansão, são as péssimas condições das rodovias no país. “ O trafego em nossas rodovias é muito intenso, no nordeste as BRs são responsáveis por quase toda distribuição de produtos vindos de outras regiões do país, a expansão da Transnordestina poderá facilitar o transporte e reduzir os custos dos carregamentos”, frisou o Ministro.



A Confederação Nacional do Transporte (CNT), apresentou um novo Plano de Logística para buscar melhorar o setor.



A Ferrovia é uma das grandes prioridades assumidas pela presidente Dilma Rouseff para o semiárido nordestino. Orçada em R$ 5,4 bilhões, a Transnordestina tem previsão de entrega para outubro do próximo ano, contudo, esse cronograma pode se estender até 2013.



Com a possibilidade da exploração do petróleo, na bacia do Rio do Peixe, e ainda a exploração do ferro, na região de São José de Piranhas, a expansão da ferrovia para a região de Cajazeiras poderá se tornar uma realidade, e o antigo ramal, poderá ser reativado.



O Ramal da Paraíba

O ramal da Paraíba avançou 99 km com Artur Bernardes, chegando a cidade de Sousa em 1923.
No primeiro período Vargas — inicialmente ministros da Viação José Américo de Almeida; e da Agricultura Juarez Távora, os trilhos avançaram mais 125 km, chegando a Pombal em 1932 e Patos em 1944.



Na década de 1950 chegou a Campina Grande, tornando possível o tráfego de trens entre o Ceará e o Nordeste oriental.



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