Presidente Lula recebe críticas após atacar a imprensa

 O Globo RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu críticas de entidades e políticos após os ataques à imprensa, no sábado . A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esta por meio de seu presidente, Ophir Cavalcante, lamentaram os comentários de Lula. O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) e a candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, também criticaram a postura de Lula.

Em nota, a ANJ reagiu dizendo ser "lamentável e preocupante" que o presidente manifeste desconhecimento em relação ao papel da imprensa em sociedades democráticas.
"O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem os governantes. Convém lembrar, também, que ele jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores", diz um trecho da nota.
Ophir Cavalcante também criticou os ataques feitos pelo presidente:
- É lamentável que o líder maior da nação tenha esse tipo de postura em relação à imprensa. Triste é o país que não tem liberdade de imprensa, que não pode expressar suas opiniões.
De acordo com o presidente da OAB, só o cenário eleitoral pode explicar as declarações de Lula. Na última semana, denúncias de corrupção na Casa Civil derrubaram a ministra, dois assessores e um diretor dos Correios.
- A imprensa deve ser livre para fazer seu papel de denunciar. Ninguém gosta de receber críticas, mas deve saber ouvi-las e compreender que erros existem e devem ser corrigidos - disse Cavalcante, acrescentando: - Acima da Constituição, só Deus.
Já para Miro Teixeira, os ataques do presidente Lula à imprensa foram feitos num "mau momento" .
- Esse foi um mau momento do presidente. Lula brilha quando trata de assuntos de interesse do povo, mas deve melhorar sua biografia recuperando um passado em defesa da democracia e da liberdade de imprensa - disse o deputado.
Segundo Miro, Lula está decepcionado com pessoas próximas e quer afastar de sua imagem a repercussão dos recentes escândalos políticos:
- Lula está num momento de tristeza e quer se afastar da repercussão dos atos praticados por pessoas próximas que o decepcionaram. Ele quer acreditar que não existiram irregularidades e roubalheiras. E a melhor forma que ele encontra de fazer isso é atribuir esses crimes às versões e não aos fatos.
Em campanha no Sul, Marina Silva não citou Lula diretamente, mas defendeu a liberdade de expressão .
- Eu posso até discordar da crítica que me é feita. Mas eu vou defender com profundidade que as pessoas tenham o direito de manifestar sua posição - disse a candidata.
No sábado, Lula atacou a imprensa, durante comício em São Paulo, e afirmou que o povo não precisa mais de formadores de opinião.
- Nós somos a opinião pública - afirmou o presidente.
Sem citar o nome da publicação, ele disse ainda que a revista "Veja" destila "ódio e mentira" contra o seu governo:
- Estive vendo algumas revistas que vão sair neste fim de semana, sobretudo uma, que não sei o nome dela, parece "Olha". Nordestino falaria "Oia". Ela destila ódio e mentira - declarou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.