Jornalista lança livro sobre a história da televisão na Paraíba

A cidade de Guarabira e TV Portal Mídia são homenageadas

O jornalista Gilson Souto Maior estará lançando no próximo dia 13 de outubro, em Guarabira, o primeiro livro que trata da história da televisão em nosso Estado. Após o lançamento, feito em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, o novo trabalho do jornalista paraibano – História da Televisão na Paraíba – será apresentado aos guarabirenses, numa solenidade programada para as dependências do Victor’s Center Hotel, às 19 horas.
O livro ‘História da Televisão na Paraíba’ demonstra a preocupação do conhecido nome do jornalismo paraibano no desenvolvimento de bibliografias da comunicação, que retratem a história dos meios de comunicação social e dos seus atores, de ontem e de hoje. “Não podemos deixar de lado a história dos nossos veículos – Rádio, TV, Jornais – além dos nomes daqueles que contribuíram e dos que hoje contribuem para a existência das nossas mídias” – destaca Gilson.
O lançamento em Guarabira, segundo ele, não deixa de uma homenagem à cidade, que conta com uma das primeiras emissoras de televisão na Web, a TV PORTALMIDIA, mas, representa ainda o reconhecimento à jornalista Michele Marques, idealizadora desse projeto, que está levando o nome a imagem de Guarabira ao mundo inteiro, através das redes sociais. “É um projeto ousado da experiente jornalista, que deve merecer uma atenção maior das autoridades e do povo da capital do Brejo. Tanto é assim, que a TV PORTALMÍDIA e a cidade, entram para história em cinco páginas desse trabalho memorialístico: a TV por ser a primeira da região brejeira e segunda da Paraíba, e, Guarabira, por ser uma das cidades beneficiadas com uma emissora que se utiliza desse moderno modelo de estações televisão na WEB’ – enfatiza.
Recentemente, Gilson lançou o livro ‘Rádio – História e Radiojornalismo’, um trabalho com capítulos históricos e de técnicas de escrever para o rádio, e, gora, a ‘História da Televisão na Paraíba’, se apresenta como mais um esforço desse polivalente homem de comunicação, no sentido de melhorar a bibliografia a ser colocada ao dispor dos historiadores e leitores paraibanos, especialmente, aos estudantes de Jornalismo/Comunicação Social.
O livro ‘História da Televisão na Paraíba’ – tem o prefácio do também jornalista, professor e historiador, José Octávio de Arruda Mello, além de comentários sobre o autor por parte dos conhecidos e destacados jornalistas Sílvio Osias e Nonato Nunes.
‘História da Televisão na Paraíba’ mostra o bonito trabalho de pesquisa de Souto Maior, em 344 páginas, ilustradas por mais de 700 fotos, capa e diagramação da jornalista, design e RP, Ilka Cristina, da Estampa/PB, com impressão da Editora A UNIÃO.
Sobre o autor
Gilson Souto Maior niciou a sua vida como profissional na imprensa paraibana no ano de 1965, na Rádio Caturité de Campina Grande, onde exerceu diversas funções: redator, radioator, repórter, locutor apresentador, locutor-chefe, comentarista e locutor esportivo (1965/1970). Ainda no final dos anos 60 e anos 70, colaborou, através de assessoramentos, com a programação da Difusora Rádio Cajazeiras, o que faz até hoje, pelo bom relacionamento com os seus dirigentes.

Passou pelos Diários Associados em Campina Grande – TV Borborema, Rádios Borborema e Cariri, como gerente de programação, e, Diário da Borborema, como redator e colunista, nos anos 70/82, escrevendo sobre música. Foi Assessor de Comunicação Social do Sistema FIEP/SESI SENAI (1979/1981). Intregrou, ainda, a Assessoria do então prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (1981/82, quando transferiu-se para a capital do Estado.

Em João Pessoa, integrou a Rádio e Jornal Correio, em 1975, fez parte da equipe fundadora e foi o primeiro apresentador do telejornal da TV O NORTE (1987/1988), hoje TV Manaíra. Foi Assessor de Comunicação Social da TELPA, Telecomunicações da Paraíba S/A, Empresa do SISTEMA TELEBRÁS (1982/1999). Presidiu a Rádio Tabajara da Paraíba, emissora oficial do governo do estado (1987/1989), durante o Governo Burity II.

É graduado e pós-graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo – pela Universidade Regional do Nordeste, hoje UEPB - Universidade Estadual da Paraíba. Professor especialista em Comunicação Social, concursado, hoje aposentado, lecionou, durante sua vida acadêmica, as disciplinas: Radiojornalismo e Estágio Supervisionado de Rádio. Telejornalismo, História do Jornalismo no Brasil, Tópicos de Comunicação, Assessoria de Comunicação e Técnicas de Entrevista e Reportagem.

No ano de 2003, ao retornar da França, onde residiu por um tempo, foi convidado para assumir o então Departamento de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, na administração do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Deputado Rômulo Gouveia. Integrou, durante catorze anos a equipe da TV Assembleia, da qual, como um de seus fundadores, foi coordenador durante vários anos.

Foi subchefe e chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste – URNe, durante os reitorados dos professores José Cavalcanti de Figueiredo e Antônio Vital do Rêgo no período de 1979/1982.


Por Michele Marques

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.