sábado, 15 de abril de 2017

Vacinação contra Gripe A na Paraíba começa nesta segunda-feira; veja calendário

Divulgação/Secom-JP 
O calendário de vacinação contra a gripe em João Pessoa começa nesta segunda-feira (17). E, toda a Paraíba, mais de 1 milhão de pessoas deverão ser vacinadas, segundo informações do Ministério da Saúde. Em Campina Grande, o procedimento também começa no mesmo dia para, inicialmente, trabalhadores em saúde e as gestantes. A partir da quinta-feira (20), a imunização em Campina será estendida para os outros grupos do público-alvo da campanha. Em todo o estado, para os demais públicos terá início dia 24 de abril e vai até o dia 26 de maio.

O diferencial da campanha de 2017 é que os professores de escolas públicas e privadas também foram incluídos entre os grupos prioritários.

Em João Pessoa, na segunda-feira (17), começam a ser vacinados profissionais da saúde pública, nos locais onde trabalham. Os que atuam na rede privada de saúde começam a ser vacinados na quarta-feira (19), nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para receber a vacina precisam comprovar que estão inseridos na rede de saúde.

Na quarta-feira (19) a campanha começa para as gestantes, que poderão ser imunizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A partir desta data, os trabalhadores da saúde também poderão ser vacinados nas USFs.

No dia 24 de abril a campanha abre para os demais grupos de risco: idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.

A partir do dia 8 de maio a campanha começará para os professores, que a partir deste ano passam a integrar o grupo de risco. Para a imunização dessa categoria serão montados polos, um por Distrito Sanitário. Os professores deverão ir até um desses pontos portando além do documento de identidade, o contracheque para comprovar ser professor. Além dos polos, a partir do dia 8, esses profissionais também poderão procurar as USFs.

Confira o calendário de vacinação em João Pessoa:

17/04 a 28/04 – Trabalhadores de saúde da rede hospitalar, UPA e Samu

19/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde e gestantes nas USF

24/04 – Início da vacinação dos idosos, puérperas, crianças, portadores de doenças crônicas, sistema prisional

08/05 – Início da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas

13/05 – Dia “D” para todos os grupos prioritários

Dia D

O dia D da campanha acontecerá no dia 13 de maio, na Praça da Independência, das 9h às 16h. Durante o dia D todas as Unidades de Saúde da Família e postos volantes espalhados pela cidade estarão vacinando todos que integram os grupos de risco e ainda não foram vacinados.

Esse ano, além do dia 13 de maio, também haverá mobilização nos dias 20 e 27 deste mês e 3 de junho para imunização dos que integram os grupos de risco e que ainda não tenham sido vacinados. Nesses dias serão seis postos abertos para imunização dos grupos de risco.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Como prevenir

“Para evitar algumas doenças é imprescindível a higiene das mãos e dos ambientes”, orientou a coordenadora do setor de imunização da SMS. “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, disse a chefe da imunização da SMS, Chiara Dantas.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário