Chuvas em 45 cidades da PB garantem espetáculo de nuvens e relatos de granizo

Reprodução/Instagram/izabelrps



A forte chuva registrada na noite dessa quinta-feira (16) no município de Patos, Sertão paraibano, a 315 km de João Pessoa, surpreendeu os moradores locais, que registraram formação de nuvens diferentes e até chuva de granizo. Além de Patos, outros 44 municípios paraibanos também registram chuvas, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com dados da Aesa, a estação de medição de chuvas em Patos registrou 30,3 milímetros (mm) na ocorrência dessa quinta. No acumulado deste mês, o índice de chuva chegou aos 111,3 mm até a tarde desta sexta-feira (17).

Em comunicado, a Defesa Civil de Patos afirmou que registrou três alagamentos de casas e transbordamento nos canais do Frango e do Morro. As ocorrências teriam acontecido por depósito de entulho nos canais de escoamento das águas.

Para o meteorologista Alexandre Magno, da Aesa, é real a possibilidade de que uma chuva de granizo tenha sido percebida por moradores de Patos, porém, a Aesa não tem equipamentos instalados no município para confirmar o caso.

“Calor e ventos fortes ocasionam chuva de granizo e qualquer relato pode ser verdade. Sabemos que a região de Patos costuma unir esses dois fatores, então os moradores podem sim ter percebido granizo”, relatou Alexandre Magno.

Chuvas na Paraíba

Ainda segundo dados da Aesa, a quinta-feira foi de chuva em outros 44 municípios paraibanos, além de Patos. As principais ocorrências foram em: Caiçara, 61,1 mm; Cacimba de Areia, 52,1 mm; Mataraca, 48,9 mm; São José de Princesa, 37,6 mm; Zabelê, 36,7 mm.

Previsão

De acordo com a Aesa, o sábado (18) no Litoral vai ser de nebulosidade variável com chuvas ocasionais e temperaturas entre os 25°C e os 30°C.

No Brejo e Agreste, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas esparsas e temperaturas entre os 21° e os 28°C, no Brejo, e entre os 22°C e os 30°C no Agreste.

Para o Cariri, Curimataú e Sertão, a Aesa prevê nebulosidade variável com chuvas localizadas e temperaturas variando entre os 22°C e os 35°C.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.