Sistema de alto falantes NPR de Cajazeiras completa hoje 56 anos

quinta-feira, 30 de junho de 20160 comentários

Fundada no ano de 1960, por um dos pioneiros da radiofonia sertaneja, o senhor José Adegildes Bastos(falecido em 2015), o sistema de alto falantes ou rádio alternativa NPR, Norte Publicidades Radiofônicas, completa nesta quina-feira(30-06),  56 anos de existência. Com mais de 7 dezenas de caixas acústicas e alto falantes tipo cornetas, instalados em pontos estratégicos dos bairros: Esperança, Capoeiras, Remédios, Tecedores, Alto Bela Vista, São Francisco(Asa Sul), além de parte do bairro Por do Sol e centro da cidade.

A programação veiculada pela NPR integra o cotidiano da comunidade. Entre informações locais, objetos perdidos, avisos de missa, falecimento e as músicas,  o sistema de alto falantes NPR vem resistindo através do tempo. E o que contribui para isto, é o carinho e a integração da população, que esta sempre contribuindo para que este serviço comunitário não pare. Sempre que acontece algum defeito em um dos alto falantes ou caixas de som, rapidamente um morador das proximidades comunica o problema. Muitos usam o sistema NPR para se orientar. Logo cedo pela manhã, com sua programação apartir das 6:00hs, a NPR desperta as famílias, para irem ao trabalho e para escola, sempre com uma boa música e a hora certa.

Pelos microfones da NPR já passaram grandes nomes do rádio cajazeirense e do mundo artístico. Grandes artistas do passado, se apresentavam na NPR, como Alcides Gerardi, Núbia Lafayette, Nelson Gonçalves e outros. Também, grandes nomes da política paraibana, utilizaram o espaço da NPR, para entrevistas e pronunciamentos.Um exemplo, foi o ex-governador, Tarcisio de Miranda Burity, que durante o seu mandato nos anos 80, sempre ao visitar Cajazeiras, utilizava a NPR para realizar entrevistas em cadeia de rádio.


A NPR já teve apoio institucional do poder público, mantinha contratos publicitários com governo estadual e municipal. Hoje sobrevive basicamente do apoio dos empresários parceiros do comércio local. Apesar das dificuldades, o Sistema de Alto Falantes NPR - Norte Publicidades Radiofônicas, sobrevive e ira continuar fazendo faz parte do patrimônio cultural de Cajazeiras.

Por CzAgora
Compartilhe esta notícia :

ÚLTIMAS VISITAS

WHATSAPP CZAGORA

WHATSAPP CZAGORA

Seguidores

TV DIÁRIO DO SERTÃO

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. Cz Agora - Todos os Direitos Reservados
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger