Mosquito gigante é encontrado em Itaporanga e pode ser um

Castigada desde o começo deste ano por uma epidemia viral, especialmente a febre chikungunya, transmitida pelo aedes aegypty e que já atingiu mais de 80% da população local, com dezenas de óbitos, especialmente de idosos, fatos totalmente ignorados pelas autoridades de saúde pública e judiciárias, Itaporanga começa a registrar um surto de um novo tipo de mosquito: ele chega a ser três vezes maior do que o mosquito adulto comum, como é possível observar na foto feita na noite dessa quarta-feira, 8.


Algumas pessoas registraram o aparecimento desse novo mosquito, que é bem maior do que o pernilongo comum e de que o próprio aedes aegypty, transmissor de várias doenças virais. É pouco provável que seja uma nova espécie de mosquito, e o temor de quem encontrou o inseto dentro de casa é de que ele seja um superaedes, resultado do cruzamento do aedes aegypty com outra espécie.


A falta de notificação dos casos de contaminação e óbito por chikungunya na cidade faz o poder público não ter noção do real quadro da epidemia e não desenvolver ações de controle e enfrentamento clínico da doença, que tem maltratado tanto as pessoas que muita gente já fica temerosa ao surgimento de um inseto gigante com características do típico transmissor viral. Foto: são dois mosquitos adultos, e um deles se destaca pelo elevado tamanho.


FONTE : PORTAL DO VALE
Tecnologia do Blogger.