Com 1.350 mortes no ano Paraíba registra 4,2 assassinatos por dia


Os dados são de estarrecer. Para quem se assustou com as 129 mortes nos recentes atentados terroristas em Paris, o que dizer de um Estado que, em menos de onze meses do ano, registrou 1.350 assassinatos, até a noite do domingo (dia 22)? Somente na semana passada foram 43 homicídios, num mês que ultrapassa uma centena de mortes violentas. No ano, dá uma média de 4,2 assassinatos por dia.

No caso de pessoas assaltadas, nem estatísticas existem. No último final de semana, por exemplo, a jornalista Sílvia Torres, da TV Cabo Branco, foi atacada por bandidos no Bairro de Manaíra, que estavam numa moto modelo cinquentinha. Eles apontaram uma arma contra ela e seu filho menor e levaram todos os seus pertences. Ela revelou ter passado momentos de intenso desespero sob o comando dos bandidos.

É apenas um dos inúmeros casos. A maioria deles nem chega ao conhecimento da mídia, nem entra para as estatísticas. Não há rigorosamente nenhum paraibano que não tenha sido vítima de violência, ou que não tenha uma história de violência pra contar de um parente ou um amigo próximo. Esse é o cenário de insegurança em que se encontra a Paraíba, infelizmente.

O ano de 2015, pelo quadro que vai se montando, certamente ficará marcado como aquele em que se bateram todos os recordes de violência na Paraíba. Seja em número de assassinatos, seja em assaltos a bancos e outros estabelecimentos.

Os dados foram obtidos pela Rede de Notícias Paraíba, cruzando com informações do Ciop (Centro Integrado de Operações) da Polícia Militar.





Helder Moura

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.