Paraíba e Pernambuco vão estudar disponibilidade da água subterrânea do aquífero de barramares

Divulgação/ Secom PB
Os estados da Paraíba e Pernambuco estão discutindo uma parceira para identificar a disponibilidade de água subterrânea no aquífero de barramares dos dois estados. O passo inicial foi dado nesta quarta-feira (14) durante encontro entre os gestores da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Agência Executiva de Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

Em entrevista à RCTV, canal 27 da Net Digital, o presidente da Aesa, João Fernandes, revelou que o estudo é imprescindível para avaliar a capacidade hídrica dos lençóis freáticos e identificar se a perfuração irregular de poços artesianos prejudicou o aquífero.

“Começamos um diálogo entre a Paraíba e Pernambuco para iniciar o estudo do aquífero dos dois estados. Queremos saber a dimensão dele e a sua disponibilidade subterrânea. Ao perfurar poços de forma clandestina, sem a autorização, a pessoa está privatizando um bem de uso comum. Além disso, pode causar a salinização da água do subsolo, deixando-a imprópria para o consumo humano”, lembrou o presidente.

Fernandes disse que após a realização do estudo, o documento será apresentado ao Governo Federal. “Para que identifiquemos a disponibilidade do aquífero de barramares é necessário um investimento que não é barato. Vamos apresentar a proposta à Agência Nacional das Águas (ANA) para possível liberação de recursos”, adiantou.


Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.