O Ex-governador Wilson Braga completa hoje 84 anos, conheça um pouco da trajetória de vida política desse grande líder

No dia 18 de julho de 1931, na cidade de Conceição no estado da Paraíba, nascia um dos maiores líderes políticos desse estado, Wilson Leite Braga, filho de Francisco de Oliveira Braga e Francisca Leite Braga, seu pai era comerciante e político, já sua mãe era da família Leite, de forte tradição política no vale do Piancó.

Nos anos 50, prestou vestibular para o curso de direito e formou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Paraíba, atual Universidade Federal da Paraíba. Neste mesmo período, torna-se líder estudantil e representante da UNE chegando a participar da inauguração da UFPB na companhia do então governador José Américo de Almeida. É casado com a ex-deputada Lúcia Braga há 54 anos, com quem teve três filhos.

Começou a sua carreira política em 1954 quando se elegeu deputado estadual, cargo este em que conseguiu se eleger por mais dois mandatos seguidos, em 1966, elege-se pela primeira vez deputado federal. Em 1982, Wilson Braga, torna-se governador do estado da Paraíba, em seu governo realiza obras e projetos importantes como: o projeto Canaã.

Efetivou investimentos educacionais beneficiando vários setores, visando neutralizar o déficit de atendimento pela rede pública, o secretário José Loureiro Lopes lançou o programa mutirão escolar, durante uma das gestões de Braga. Assumiu a prefeitura da capital paraibana em 1989 e, em sua gestão realizou obras e projetos como: o da relocação de pessoas que moravam na rua debaixo do viaduto, construindo a comunidade pedra branca.

Realizou a pavimentação de muitas ruas de João Pessoa, ainda no seu mandato, Wilson foi eleito na época o segundo melhor prefeito do Brasil, perdendo apenas para o então prefeito da cidade de Curitiba. No ano de 1992, saiu candidato a vereador aonde se consagrou como o mais votado do pleito, entrando para a história como o único vereador que foi eleito depois de ter se tornado governador e prefeito, um fato inédito na política paraibana, e chegando a ocupar a presidência da Câmara Municipal da capital. Em 1994 se elege deputado federal, sendo reeleito em 1998. Até que em 2002, então filiado ao PFL, concorre ao senado federal numa chapa com Efraim Morais (do mesmo partido) que também disputava o senado e Cássio Cunha Lima (PSDB) que concorria ao governo do estado, assim como na disputa ao governo em 1990, Braga era favorito á vencer a disputa ao senado, segundo as pesquisas, mas acaba ficando em 3º lugar, sendo derrotado pelo ex-governador José Maranhão e por Efraim Morais que são eleitos para o mandato 2003-2011.

Depois de perder a eleição em 2002, Wilson Braga fica sem mandato por quatro anos. Em 2006, volta ao cenário político da Paraíba ao disputar uma vaga para a Câmara Federal pelo PMDB, sendo eleito deputado federal com 113.557 votos para o mandato 2007-2011. Nas eleições de 2010, Wilson Braga decide retornar a Assembléia Legislativa da Paraíba para disputar mais um mandato de deputado estadual, cargo no qual exerceu de 1956 até 1967, sendo eleito com 24.752 votos para o mandato 2011-2015 com maiores votações em João Pessoa e Conceição.

Wilson se pontificou como um dos homens mais influentes do estado da Paraíba e pode se orgulhar de ser responsável pela implantação de uma série de benefícios que não, apenas, resolveram os problemas da população, mas contribuíram para minimizar a fome e principalmente a sede de milhares de cidadãos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.