Após ser levado vivo a necrotério, paciente morre em UTI de Cuiabá

Achado vivo no necrotério, Vitalino foi para UTI, mas
morreu nesta segunda. (Foto: Reprodução/TVCA)


A Prefeitura de Cuiabá emitiu nota informando que o homem de 58 anos encontrado com sinais vitais dentro do necrotério do Pronto-Socorro de Cuiabá na última sexta-feira (17) morreu por volta das 12h desta segunda-feira (20).

Vitalino Ventura da Silva havia sido internado no Pronto-Socorro (PS) no último dia 15 e teve duas paradas cardíacas na sexta-feira, quando teve a morte equivocadamente atestada.

Ele foi levado para o necrotério, onde foi encontrado com sinais vitais uma hora depois. Uma sindicância deverá apurar as circunstâncias e as responsabilidades de funcionários do PS no caso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente teve a morte efetivamente atestada nesta segunda, de modo que seu corpo já está sendo transferido ao Instituto Médico Legal (IML) para que seja determinada a causa da morte e para o registro do atestado de óbito.

Investigação
Também conforme a nota de esclarecimento, foi encaminhada uma solicitação para que o Conselho Regional de Medicina (CRM) apure a conduta dos profissionais de medicina envolvidos no caso.

Solicitação idêntica já foi feita pelo Ministério Público ao CRM e ao Conselho Regional de Enfermagem, bem como à Polícia Civil, para que instaure inquérito sobre as responsabilidades criminais da equipe médica. O próprio Ministério Público poderá instaurar inquérito sobre eventual ato de improbidade administrativa no caso.

O caso
Depois de dar entrada no PS no dia 15, Vitalino Ventura da Silva sofreu duas paradas cardíacas na Sala Vermelha no dia 17.


Reanimado após a primeira parada cardíaca, depois da segunda ele não reagiu e foi equivocadamente dado como morto, tendo sido encaminhado ao necrotério do PS em seguida, por volta das 23h, segundo anotações de uma médica que o acompanhou.

Uma pessoa que passava pelo necrotério, entretanto, estranhou os movimentos do lençol que cobria o corpo do paciente deixado numa maca dentro do necrotério. (Veja no vídeo)

Por volta de 0h de sábado ele já havia sido encaminhado de volta à Sala Vermelha do PS.

Vitalino ficou lá até a noite de domingo (19), quando foi levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde acabou morrendo por volta das 12h desta segunda-feira.

Do G1 MT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.