Pesquisadores descobriram a “cura” para os fios brancos (e não envolve tinta)

Cabelos grisalhos ou brancos são um charme. Inclusive virou moda na cabeça de muita novinha.


Mas, pra quem tem crise de pânico só de pensar em um fio sem cor na cachola, a ciência trouxe uma boa notícia. Uma pesquisa da Universidade de Bradford, Inglaterra, descobriu a causa dos cabelos brancos e sua cura!

De acordo os pesquisadores, o cabelo branco é causado por um processo chamado de “estresse oxidativo epidérmico”. O peróxido de hidrogênico (mesma substância da água oxigenada) se acumula no fio, fazendo perder sua cor.

Eles descobriram também que os folículos capilares não conseguem reparar o dano causado pelo peróxodo de hidrogênio, por isso os cabelos não são capazes de voltar a cor inicial.

O tratamento para combater o desenvolvimento dos fios brancos se chama pseudo-catalase, uma vez modificada com luz ultravioleta e utilizada na forma de creme para o couro cabeludo, consegue diminuir os níveis de peróxido de hidrogênio na haste capilar.

O mesmo tratamento pode ser usado para pessoas que possuem Vitiligo, doença que causa despigmentação da pele.



beautify

Em entrevista ao Daily Mail, Weissmann (editor chefe do Faseb Journal, revista que publicou a pesquisa) afirmou: “Esta condição, embora tecnicamente estética, pode ter efeitos sócio-emocionais graves nas pessoas. Desenvolver um tratamento eficaz para esta condição tem o potencial de melhorar radicalmente a vida de muitas pessoas.”

Ainda não foi divulgado quando o produto estará disponível no mercado.



Imagem de capa: beautyclaim

Fontes: Eurekalert | Bolsa de Mulher | Daily Mail | Fasebj

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.