Governo atrasa repasses de verba do Bolsa Família para Estados e prefeituras

Dilma Rousseff apresenta cartão do Bolsa Família (Foto: Roberto Stuckert Filho / PR)


O governo federal atrasou o repasse do Bolsa Família referente a 2015 para prefeituras e estados, que ainda não receberam nenhum real, informou nesta segunda-feira (1º) o jornal Folha de S. Paulo. Os atrasos atrapalham a checagem da frequência de crianças nas escolas e postos de saúde e a atualização de cadastros.

Os últimos repasses ocorreram entre fevereiro e abril deste ano, mas se referem aos últimos trimestres de 2014. As 14 milhões de famílias que recebem o benefício estão com os pagamentos em dia, mas os programas de acompanhamento, que nunca sofreram atrasos tão longos, são prejudicados. Algumas prefeituras tiveram de demitir funcionários ligados ao programa por causa da queda na receita.

O Ministério do Desenvolvimento Social admitiu que os repasses estão atrasados, segundo o jornal, e prometeu resolver a questão assim que receber dinheiro do Tesouro Nacional.

Atualização: O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

"Os recursos para o pagamento dos benefícios do Bolsa Família estão garantidos. Em 12 anos de vida do programa, nunca houve atraso nesses pagamentos. O Bolsa Família, além de uma política de Estado, é um compromisso deste governo.

O repasse dos recursos que apoiam os municípios na gestão do Bolsa Família está em fase de regularização. Até a próxima sexta-feira, serão pagos R$ 40,9 milhões às prefeituras.

Os mecanismos de controle do programa, também apoiados pelos recursos referentes à gestão do Bolsa Família, estão em pleno funcionamento. Em abril deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e as prefeituras concluíram mais um ciclo de revisão cadastral e 449 mil famílias tiveram o benefício cancelado por terem melhorado de vida."

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.