Imprensa sertaneja está de luto, morre José Adegildes, um dos precursores do rádio cajazeirense



A radiofonia cajazeirense e sertaneja está de luto, faleceu ontem, sexta-feira(29-05), na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras, um dos precursores do rádio da nossa região, o senhor José Adegildes Bastos, aos 85 anos, destes, mais de 55 anos dedicados a comunicação e ao comércio.

Internado a quase um mês na UTI do HRC, José Adegildes, sofria de complicações respiratórias, ainda decorrente de décadas de tabagismo, mesmo tendo deixado o vício a mais de 15 anos.

Grande entusiasta do rádio e da comunicação em geral, foi um dos co-fundadores da Difusora Rádio Cajazeiras, ao lado dos amigos Mozart e Gessê Assis. Por muitos anos fez parte da diretoria da emissora.





Poucos sabem, mas, José Adegildes também participou da fundação da rádio Cultura de Várzea Alegre no Ceará, onde foi um dos um dos sócios fundadores ao lado de Raimundo Ferreira e do Dr. Pedro Sátiro, atual presidente da emissora. Com o irrepreensível trabalho de José Adegildes, a Rádio Cultura foi inaugurada em 05 de junho de 1978. Foi da responsabilidade de Adegildes Bastos, formatar a primeira programação da emissora de rádio varzealegrense, o que fazia com maestria e zelo.





JA visitando os transmissores da Rádio Cultura


No ano de 1960, mais precisamente no 31 de junho, instalou num pequeno prédio, na Praça Camilo de Holanda, em Cajazeiras, a Norte Publicidade Radiofônicas, uma das maiores relíquias culturais da cidade de Cajazeiras, que este ano completa 55 anos.




José Adegildes também era um dos mais antigos comerciantes da cidade, proprietário da loja de material elétrico e variedades "Casa Norte", sua outra grande paixão. Amigos e admiradores de José Adegildes, usaram as redes sociais para lamentar o seu falecimento.





Era casado com Arlinda Mangueira Bastos, com quem teve quatro filhos; Robstaine, Robson, Gisélia e Giselda e destes filhos nasceram sete netos. O seu corpo está sendo velado na Central de Velórios Memorial Esperança e o sepultamento ocorrerá hoje, sábado as 17 horas no Cemitério Nossa Sra. Aparecida.


O CZAGORA, solidariza-se com a família deste grande homem, que deixa um legado na comunicação sertaneja.


CZAGORA
Tecnologia do Blogger.