Pernilongos preferem sangue de quem bebe cerveja, aponta estudo

Que sangue doce que nada. Os borrachudos curtem mesmo é o sangue com cevada. Segundo um estudo australiano, pernilongos e demais mosquitos tem mais tendência a picar quem bebe cerveja. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram voluntários – homens de 20 a 43 anos – e analisaram a reação dos insetos com um grupo que bebeu água e com outro que tinha tomado cerveja.




Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram voluntários – homens de 20 a 43 anos – e analisaram a reação dos insetos com um grupo que bebeu água e com outro que tinha tomado cerveja. Os cientistas verificaram que o grupo de quem tinha tomado o suco de cevada atraiu 47% dos mosquitos que foram utilizados no experimento contra 38% dos que beberam apenas água. Apesar do aumento na atratividade para os mosquitos, os pesquisadores não souberam explicar porque os insetos preferiam os bebedores. 

A explicação mais plausível até agora é que os bichos são atraídos pelo calor corporal e pela mudança na respiração. Para quem acha que o estudo foi a toa, uma explicação. Os cientistas estão tentando criar uma relação entre álcool e as doenças transmitidas por mosquitos e pernilongos. A ideia é que o consumo de cerveja seja mais controlado em países como a África para reduzir os casos de malária. Na moral? Prefiro tomar um banho de inseticida e repelente do que cortar a minha breja no fim do dia. E você?


Tecnologia do Blogger.