Advogado e professor Joaquim Cavalcante de Alencar é o novo coordenador do curso de direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras - PB.

O advogado e professor Joaquim Cavalcante de Alencar é o novo coordenador do curso de direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras - PB. Ele substitui a esposa, professora especialista Francisca Formiga Cavalcante de Alencar, que será a sub coordenadora do citado curso. O professor doutor Joaquim Cavalcante de Alencar é aluno fundador da Faculdade de Direito de Sousa (FDS) e ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa – PB. Professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Dr. Joaquim Cavalcante de Alencar é um advogado com mais de 40 anos de militância.



Professor mestre Joaquim Cavalcante de Alencar possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Nordeste (1976) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino. Aposentou-se como professor efetivo adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande onde foi diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Sousa-PB no período 2001-2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.
Ingressou como aluno na turma pioneira da Faculdade de Direito de Sousa, em 1971. Sócio do escritório Alencar Advocacia – Advogados Associados situado na Rua João Machado, 535, João Pessoa-PB. É professor das disciplinas Introdução ao Estudo do Direito I, e Direito Civil I no Curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB.

Foi militante do Partido dos Trabalhadores por várias décadas. Nas eleições de 1988 concorreu ao cargo de prefeito de Cajazeiras pelo PT. Nas últimas eleições apoiou o projeto de reeleição do governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e da presidenta Dilma. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Controle Social (SMCS) no Governo da Prefeita Constitucional de Cajazeiras – PB, Denise Albuquerque de Oliveira (PSB).

O professor Joaquim Cavalcante de Alencar será o responsável pelo processo de reconhecimento do curso de direito junto ao Ministério da Educação (MEC). O curso de direito foi autorizado em 2011. O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino superior quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas. A instituição deverá protocolar pedido de reconhecimento de curso no período e na forma estabelecidos em ato do Ministro de Estado da Educação. 

“Este semestre vamos pedir a vinda dos avaliadores do Ministério da Educação. A pessoa do coordenador é um dos itens avaliados. Este semestre é o último prazo para solicitar o reconhecimento”, disse o professor doutor Joaquim Cavalcante de Alencar.
Tecnologia do Blogger.