Hospital fica sem energia por 9 horas em SP e médicos improvisam respirador em bebê

SÃO PAULO - O Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, na Grande São Paulo, ficou sem energia elétrica por cerca de nove horas, entre a tarde de segunda-feira e o início da madrugada desta terça-feira. O único gerador da unidade conseguiu manter o funcionamento por cinco horas e depois desligou. Funcionários do hospital reclamam que ligaram 12 vezes para a Eletropaulo. A situação agravou estado de saúde de pacientes, como o de um recém-nascido, com 25 dias e peso de 865 gramas, que precisou de ventilação manual para respirar. O equipamento que mantinha a respiração e a incubadora, onde o bebê era mantido aquecido, ficaram desligados. A frequência cardíaca do bebê, relatam funcionários, chegou a cair.

Equipes médicas precisaram improvisar também no centro cirúrgico. Partos e cirurgias foram iluminadas com telefone celular. Quartos ficaram no escuro e muitos pacientes ficaram sem receber medicamentos e soro na veia. Uma grávida em trabalho de parto não conseguiu ser atendida e foi removida para outra cidade.

Os funcionários mostraram números de protocolos das 12 ligações feitas à concessionária, que chegou por volta da 1h. A energia foi restabelecida às 1h45m, segundo informações da TV Globo.

Nesta terça-feira, em entrevista à GloboNews, o secretário-adjunto de Saúde, Mauricio Rosa, disse que a falta de luz é recorrente na cidade e que o atendimento da Eletropaulo é “lastimável”. Rosa afirmou ainda que a prefeitura estuda uma maneira de acionar a concessionária juridicamente. A locação de mais geradores, para atender outros hospitais do município, é estudada.

- Este mês foram várias quedas de energia e o gerador funcionou a contento. O que está em discussão é a garantia de fornecimento de energia. É essencial que a Eletropaulo melhore a qualidade de atendimento, principalmente em uma maternidade, um hospital - declarou Mauricio Rosa.

Procurada pelo O GLOBO, a Eletropaulo não deu explicações na demora em atender a ocorrência em um hospital.


Agência O Globo
Tecnologia do Blogger.