8 formas de ganhar uma renda extra sem ter de ser promovido

São Paulo - O seu trabalho não precisa ser sua única fonte de renda. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro e engordar seus rendimentos, e com certeza uma delas pode funcionar para você. Tudo depende da sua disposição, do que você tem para oferecer e da sua habilidade de vender seus conhecimentos.

A seguir você encontra diferentes maneiras de ampliar sua receita com uma fonte de renda extra. São ideias que podem gerar centenas ou até milhares de reais a mais por mês. Confira e veja qual delas combina mais com o seu perfil.

1 Desenhe estampas para camisetas

Se você tiver dom para desenhar, ou trabalha com isso, uma opção para aumentar a renda no final do mês é vender suas ilustrações para lojas que vendem camisetas estampadas. A loja virtual Camiseteria, por exemplo, permite que qualquer pessoa envie desenhos para passar pela aprovação dos usuários. Caso a ilustração seja bem aceita pelo público, o criador ganha 1.300 reais e mais 500 reais por cada reedição da estampa.

2 Abra uma franquia

Talvez esta seja a alternativa mais complexa para ampliar sua receita, mas também é uma das mais promissoras. Conforme explica Adir Ribeiro, especialista em franquias e fundador da Praxis Business, a dedicação e a disciplina são a essência de uma franquia, por isso, encarar o negócio como um plano B pode ser algo desastroso. Mas a opção pode ser viável para quem não trabalha em período integral, ou para alguém com experiência em administrar negócios, que conseguirá manter o padrão de excelência da franquia, mesmo sem acompanhá-la de perto o tempo todo.

“A primeira coisa a ser feita é verificar se a franqueadora permite que o negócio seja tocado em paralelo. Acordado isso, é possível ter a franquia sem deixar seu emprego, mas será preciso ter alguém confiável tocando o negócio para fazer a função de gestor, esse é o ponto chave”, diz Adir.

Segundo ele, existem franquias de 5 mil e de 5 milhões de reais e a lucratividade pode ser de 5% ou de 40% do negócio. Os valores são extremamente variáveis e vão depender da habilidade do gestor. “Se a pessoa for boa gestora ela pode até ter que deixar sua ocupação principal para cuidar da franquia, porque o volume de operação pode se tornar muito grande e os ganhos podem superar seu salário formal. Isso acontece muito”, afirma o especialista.

3 Divulgue produtos no seu site ou blog e ganhe comissão

O marketing de afiliados é o "ganha pão" indicado para quem possui um blog, site, fan page ou aplicativo. Nesse tipo de estratégia, o participante ganha comissões pela venda de produtos de lojas virtuais que se iniciarem no seu site.

A Lomadee, braço da Buscapé Company, é uma das principais empresas de marketing de afiliados do Brasil hoje. Para se tornar um afiliado, basta se cadastrar no Lomadeee gratuitamente e passar a divulgar os links. Um blogueiro que escreve sobre esportes, por exemplo, pode fazer posts sobre produtos esportivos e divulgar o link para a compra desses itens. Quando os visitantes clicam no link, eles são direcionados para a página da loja e se eles finalizarem a compra, o blogueiro ganha a comissão.

Segundo Guga Stocco, vice-presidente do Buscapé, o valor recebido pode variar muito. “Um blog pequeno, pode ganhar entre 50 e 60 reais até 1 mil reais por mês. Um blog com uma audiência mais consolidada pode ganhar entre 1 mil e 5 mil reais, um blog bom, entre 15 e 20 mil reais e um muito bom, especializado nisso, pode ganhar 400 mil reais, ou mais. Há páginas do Facebook que chegam a ganhar 1 milhão de reais”, diz.

Um dos exemplos de fan page que obtém uma boa renda, de acordo com Stocco, é a Tudo para Mim. Ele não tem permissão para especificar o quanto a página lucra por mês, mas afirma que ela é um dos grandes "cases" do Lomadee.

4 Alugue sua casa de praia

Se você tem uma casa na praia ou em outro lugar com demanda aquecida, alugar esse imóvel pode ser uma boa opção para transformar algo que gerava despesas em uma fonte de renda extra. “Se a pessoa tem uma casa mobiliada, que só usa uma ou duas vezes por ano, qual o sentido de deixar o ativo parado? Especialmente em pontos turísticos, apenas alugando o imóvel durante o Réveillon e o Carnaval é possível obter o suficiente para manter o imóvel por muitos meses”, diz Nicholas Spitzman, presidente do site AlugueTemporada.

Segundo ele, o proprietário tem a opção de contratar um administrador profissional para cuidar do processo do começo ao fim, ou ele pode fazer o procedimento por conta própria, anunciando o imóvel em classificados e posteriormente se encarregando da negociação. Um administrador pode cobrar até 25% de comissão pelo aluguel, de acordo com Spitzman e o anúncio no AlugueTemporada custa 99 reais por um mês, 199 por três meses ou 399 reais por um ano.

Para anunciar o imóvel, basta fazer um cadastro no site e preencher as informações solicitadas. Os interessados entram em contato com o anunciante diretamente por e-mail ou por telefone e o pagamento é feito diretamente ao proprietário, sem qualquer interferência do site. No AlugueTemporada é possível consultar algumas dicas sobre como negociar com o locatário, como fazer um contrato e até como fazer um cisne com uma toalha para melhor receber os hóspedes.

5 Faça bons investimentos

As aplicações financeiras podem gerar rendimentos tão altos que algumas pessoas chegam até a abandonar seus empregos e passam a viver apenas com o dinheiro que seus investimentos geram. Mas, para isso, é preciso muita, muita, muita dedicação.

Inúmeros fatores podem influenciar o seu sucesso nos investimentos, como a quantia que você investe, o prazo, o tipo de aplicação que você escolhe e o momento em que você resolve investir. Um investimento de 50 mil reais na poupança em setembro teria rendido 260 reais, mas se o mesmo valor fosse investido nas ações do Ibovespa (que foi o investimento mais rentável em setembro) o rendimento seria de 2.420 reais.

Ocorre que, investir exatamente na aplicação mais rentável é muito difícil. Profissionais do mercado financeiro trabalham diariamente para investir nos melhores produtos e mesmo assim não conseguem muitas vezes. Por isso, caso você queira fazer seu dinheiro render seria aconselhável buscar a ajuda de um profissional, ou se dedicar muito a entender o funcionamento do mercado. Caso você queira começar, alguns livros podem ajudá-lo na tarefa.

6 Escreva artigos e livros

Uma das formas de monetizar seus conhecimentos é por meio da escrita. Você pode começar escrevendo artigos genéricos. O site O sabe tudo, por exemplo, funciona como uma comunidade colaborativa na qual qualquer pessoa pode divulgar seus artigos, sem restrição de assunto. O autor precisa apenas se cadastrar no site e no Google Adsense e escrever um mínimo de cinco artigos. Ele recebe 70% do valor gerado pelo Adsense, serviço de publicidade do Google que gera lucro baseado na quantidade de cliques ou de visualizações, tal como o Lomadee.

Escrever um livro também pode ser uma opção, mas exige um maior esforço, além de uma boa ideia. Em uma rápida navegação por sites de editoras, você verá que muitas delas explicam como você pode se tornar um de seus autores.

Obviamente, a renda gerada dependerá muito do que você tem a oferecer e do tempo que você investirá nisso. “As editoras sempre estão buscando autores novos. Se a pessoa tem conhecimento e escreve bem, ela pode levar seu livro a uma editora para que ele seja avaliado. Autores ganham em média 10% do valor de cada livro vendido e os escritores mais famosos ganham até 12%, 13%. O Paulo Coelho, por exemplo, ganha 18%”, explica o assistente editorial Rodrigo Canuto.

7 Participe de um Conselho Administrativo

Os conselheiros de administração costumavam ser admitidos apenas por indicação e se fossem grandes executivos, mas hoje você mesmo tomar a iniciativa, caso você tenha alguma competência que possa ser considerada valiosa para a empresa pretendida. Claro que uma pessoa sem experiência terá pouquíssimas chances de ser admitida, mas nada impede que uma pessoa jovem, especialista em mídias sociais ocupe essa função.

Em reportagem anteriormente publicada em EXAME.com, fontes do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) afirmaram que a remuneração média de um conselheiro é de 14 mil reais. O IBGC oferece, inclusive, cursos de formação para conselheiros.

8 Ministre palestras

Não só grandes personalidades fazem palestras para ganhar um dinheirinho a mais. Se você tiver uma boa história para contar, ou um conhecimento muito especifico que possa interessar a mais pessoas, você também pode ser remunerado por isso.

A empresa Ata Palestras oferece treinamentos para quem deseja se iniciar na área e busca empresas que possam se interessar pela sua palestra, cobrando para isso uma parcela do seu cachê. As remunerações podem variar muito, mas de acordo com o fundador da Ata Palestras, Thales de Azevedo Leito, não é difícil receber mais de 1 mil reais em uma palestra.



http://exame.abril.com.br/
Tecnologia do Blogger.