PF deflagra Operação Insipiente no RN e PB; indícios de crime financeiro de empresários e profissionais de diversas áreas


A Polícia Federal/RN realiza , nesta quinta-feira,18.12, a “Operação Insipiente”, que visa desarticular associação criminosa constituída para captar recursos de terceiros e conceder empréstimos, atividade típica de instituição financeira, sem autorização do Banco Central do Brasil.

A investigação decorre de apuração anterior, realizada em conjunto pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal, na qual colheram-se indícios de que profissionais de diversas áreas, além de empresários, estavam a cometer o mencionado crime financeiro. Com a instauração de novo inquérito em julho de 2013, diligências confirmaram a prática ilícita inclusive com a utilização de empresas de “factoring” para cometer os delitos.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com a participação de trinta e quatro policiais federais, além de auditores da Receita Federal.




O termo insipiente, que significa “que não tem prudência ou juízo”, refere-se ao principal suspeito do inquérito policial, investigado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público Federal cerca de dez vezes.
Tecnologia do Blogger.