Sons emitidos por cometa surpreendem cientistas

Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP


Os sons emitidos a partir do cometa Churyumov Guerasimenko impressionam cientistas, que analisam aspectos do astro desde a última quarta-feira, quando a primeira mininave — denominada Philae — conseguiu pousar em sua superfície.Ouça ao áudio.

A "música" não poderia ser ouvida por humanos, segundo a Agência Espacial Europeia, que compartilhou o áudio com sua frequência aumentada em 10 mil vezes.

Para especialistas consultados pelo portal ESA Rosetta, que trata exclusivamente de conteúdos relacionados à astronomia, o som deve ser produzido por partículas eletricamente carregadas, que geram pequenos ruídos.

— Isso é emocionante porque é completamente novo para nós. Não esperávamos isso e ainda estamos trabalhando para entender o que está acontecendo — disse o chefe de departamento de Física Espacial na Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, Karl-Heinz Glaßmeier, ao mesmo portal.

A Philipae é composta por cinco instrumentos que oferecem uma grande variedade de informações complementares sobre o ambiente que envolve o cometa. A mininave foi lançada a partir de uma sonda, que viajou por 6 bilhões de quilômetros pelo espaço, durante 10 anos.

A missão da Agência Espacial Europeia, que começou a ser planejada há 20 anos, pretende analisar a composição dos cometas e, com isso, ter novas pistas sobre a origem dos planetas.

* Zero Hora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.