Diabético amputa perna e diz que médico cubano teria receitado compressa morna

Reprodução/ Youtube
Elpídeo Ferreira


Um aposentado diabético de 63 anos está acusando um médico cubano de ter suspendido a medicação e receitado uma fórmula caseira para tratamento de uma ferida, o que teria acelerado o processo de amputação de parte da perna. O caso, que foi denunciado nessa terça-feira (4), ocorreu na cidade paraibana de Lagoa, a 406 km de João Pessoa, onde atuam dois médicos estrangeiros. Atualmente atuam na Paraíba 147 médicos cubanos em 88 municípios.


Elpídeo Ferreira da Silva está internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade de Campina Grande, mas receberá alta médica nesta quarta-feira (5). Ele gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais narrando o problema e mostrando o processo de putrefação do pé esquerdo.

Conforme o paciente, há 24 anos ele faz o tratamento de controle do diabetes e teria se ferido no pé. Seu Elpídeo, como é chamado, estava tomando uma medicação e há dois meses foi ao posto de saúde da família e o médico cubano teria cortado o remédio e receitado compressa de água e sal. "Estava apenas com uma topada no dedo do pé. Apenas suspender a medicação e o curativo, o problema se agravou e a ferida tomou conta do pé", afirmou o idoso.


Segundo o médico Geraldo Medeiros, diretor do hospital, o paciente revelou que a ferida ocorreu há dois meses e desde então dava compressas conforme o médico da unidade onde ele foi atendido receitou. O problema se agravou e teve de alguns dedos amputados. Dias depois o aposentado voltou ao hospital e teve que amputar parte da perna devido o estado de necrose.

O corregedor do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Valberto Trigueiro, disse que o órgão não tem autonomia dos profissionais do programa ‘Mais Médicos’. “Na verdade, não sei quantos são nem quantos atuam na Paraíba. Não temos nenhuma relação com os médicos cubanos e nem se os profissionais cursaram uma faculdade de medicina. Solicitamos ao Ministério da Saúde os nomes e os registros, mas até agora não obtivemos respostas”, disse o corregedor.



A secretária de Saúde de Lagoa, Wilma Nóbrega, explicou que o aposentado mora na zona rural da cidade e esteve em uma unidade de saúde nos dias 3 e 6 de outubro deste ano para tratamento da ferida. Mas, não retornou para ser encaminhado para consulta com especialista.

“Quando o aposentado esteve na unidade, o médico disse que o paciente deveria fazer a limpeza do ferimento com soro fisiológico, mas como ele mora na zona rural e tem dificuldades financeiras, poderia usar, de forma paliativa, a solução de água morna e sal. Entretanto, deveria retornar para ser encaminhado para o endocrinologista e cirurgião vascular por se tratar de um diabético. Porém, Elpídeo Ferreira não retornou. Temos tudo documentado”, disse a secretária informou que a assessoria jurídica da prefeitura vai acionar os envolvidos na gravação e divulgação do vídeo.

Por meio de uma nota, a Secretaria de Saúde do Estado divulgou que o caso já teria sido repassado para o Ministério da Saúde. Por sua vez, o MS informou que até as 15h50 (horário da Paraíba) ainda não havia recebido nada sobre a denúncia do paciente.


Vídeo que está sendo compartilhado pelas redes sociais:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.