Dia Mundial do Diabetes será comemorado com ações de saúde em Cajazeiras



O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, seguindo exemplo da campanha para prevenção do câncer de mama, "Outubro Rosa". A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Todos os anos a IDF e OMS estabelecem um tema que é adotado por todas as entidades filiadas e os serviços de saúde de todo o mundo. Desde 2007, a IDF lançou a ideia de iluminar de azul alguns monumentos de diversas cidades em todo mundo, que ficou conhecido como o Dia Azul. No portal da campanha do dia mundial www.worlddiabetesday.org , se encontra disponível vários materiais da campanha deste ano. A organização Pan-Americana da Saúde elaborou um cartaz em português com o tema proposto para 2010, que está disponível para download.

Em Cajazeiras, será promovido um evento no paço da Prefeitura a partir das 7hs da manhã e contará com testes gratuitos de glicemia e aferição de pressão. Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Nasf, Atenção Básica, Semapad, UFCG e Faculdade Santa Maria.




CzAgora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.