BC prevê reajuste maior no preço da eletricidade, mas queda em telefonia

As contas de luz devem sofrer um reajuste maior neste ano, mas a telefonia fixa deve ficar mais barata, segundo estimativa do Banco Central. Os dados constam da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, divulgada nesta quinta-feira (5). Na reunião, o Copom manteve os juros estáveis em 11% ao ano na semana passada, interrompendo, assim, um ciclo de alta que durou 13 meses.

Segundo o BC, sua estimativa para o reajuste das tarifas de eletricidade em 2014 subiu de 9,5%, no início do mês de abril, para 11,5%.

Para a conta de telefone fixo, porém, a previsão é de um recuo de 4,2% neste ano. No começo de abril, o BC estimava que a telefonia teria "estabilidade" no preço.

"Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, projeta-se variação de 5% em 2014, mesmo valor considerado na reunião do Copom de abril. Essa projeção considera variações ocorridas, até abril, nos preços da gasolina (1,8%) e do gás de bujão (0,5%)", disse o Banco Central. Para 2015, a previsão também é alta de 5% nesses preços.


Fonte: G1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.