Paraibanos poderão presenciar chuva de meteoros na madrugada desta terça

Os paraibanos que tiveram o privilégio de presenciar a passagem do cometa Halley em 1986, certamente terão nostalgia em viver mais uma parte desse evento espacial que até hoje fascina milhares de brasileiros.

O astro, que só aparece a cada 75 anos, ainda não vai surgir novamente, mas fragmentos e poeira que se desprendem do cometa que dividirá sua órbita com a Terra formarão uma chuva de meteoros, denominada de 'Eta Aquarídeos', que poderá ser vista em todo o Brasil, inclusive na Paraíba.

O fenômeno ocorrerá por volta das 4h desta terça-feira (6) e poderá ser apreciado a olho nu. Os meteoros surgem quando pedaços de rochas espaciais entram em atrito com a atmosfera e sofrem vaporização, tornando-se brilhantes. Ao passar pela órbita de Halley os pedaços do astro entrarão em contato com a atmosfera terrestre provocando o efeito luminoso no céu paraibano.

Segundo alguns estudiosos por volta das 4h também poderá ser visto Vênus, um ponto prateado e bastante brilhante, próximo do horizonte, a Leste. Bem próximo e acima está a constelação de Aquário, onde as chances de acontecer a chuva são bastante significativas.

Estima-se que serão no máximo 45 meteoros por hora que poderão cair com uma constância variada. A luz da lua não deverá atrapalhar a visualização do fenômeno, já que o satélite natural terá se posto às 23h desta segunda-feira (5).

A chuva de meteoros poderá ser melhor vista em lugares mais distantes das grandes cidades, onde o excesso de luzes e poluição podem dificultar uma melhor visualização.



Com Portal Correio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.