Vereadores cassam mandato de prefeito paraibano por unanimidade



Reginaldo Pereira



O prefeito de Santa Rita (Grande João Pessoa), Reginaldo Pereira, foi cassado por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (25), pelos vereadores da Câmara Municipal da cidade. Foram 18 votos a favor do impeachment e apenas uma ausência que era do sobrinho dele, Flávio Pereira.

A população lotou, desde o começo da manhã desta sexta-feira, o plenário da Câmara Municipal de Santa Rita com bandeiras, cartazes e faixas pedindo a cassação de Reginaldo Pereira (PRB). A praça João Pessoa, principal da cidade, também foi tomada por moradores. A Polícia Militar e os agentes de trânsito estiveram no local para garantir a segurança da manifestação.

O julgamento começou atrasado, com a leitura das acusações que pesam sobre o prefeito Reginaldo; ao todo são 40 páginas no documento. 18 vereadores, dos 19, estiveram presentes no plenário. O sobrinho do prefeito, Flávio Pereira, não compareceu à votação.



Dois homens foram detidos durante a comemoração do afastamento de Reginaldo. Segundo a Polícia Militar, eles estariam armados dentro do plenário da Câmara, por isso, foram conduzidos para Delegacia de Santa Rita para prestarem esclarecimentos.
Foto: PM prendeu duas pessoas
Créditos: Assuero Lima (Jornal Correio da Paraíba)

Esta foi a primeira vez que um prefeito foi cassado no município de Santa Rita. O gestor foi retirado do cargo por uma das acusações que tramitava na Casa Legislativa, prática de nepotismo. O prefeito em exercício Severino Alves, conhecido como Netinho, assume de forma definitiva o posto executivo da cidade a partir desta sexta-feira (25).

Os vereadores podiam esperar pela decisão da Justiça que afastou o prefeito por 90 dias, mas eles alegaram que já há elementos suficientes para pedir o impeachment do gestor.

Reginaldo foi afastado pela Câmara de Vereadores, nos dias 20 e 24 de março deste ano, sob suspeita de irregularidades à frente do Poder Executivo Municipal. Ele conseguiu derrubar duas decisões judiciais e retornar ao cargo, mas no dia 4 de abril, uma decisão do Tribunal de Justiça anulou a liminar do prefeito e manteve o vice Netinho no cargo.

O gestor é acusado de falsidade ideológica, afastamento irregular do Município, nomeações irregulares, descumprimento de leis municipais, prática de nepotismo, quebra de decoro, além de fraudes em licitações e falsificação de documentos.

Portal Ccorreio

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.