Campanha alerta para uso de drogas e direção nas estradas

PRF percorre cidades do País informando sobre efeitos do consumo de substâncias, como diminuição dos reflexos, do equilíbrio e da concentração.

A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançaram a campanha de carnaval "Álcool, crack, outras drogas, o trânsito e você?". O objetivo é garantir a segurança no trânsito e prevenir acidentes nas estradas na época de folia.

Cerca de 60 mil panfletos estão sendo distribuídos em todo o Brasil.

A PRF usa vans e ônibus preparados com sistema de som, ar condicionado, cadeiras e tela para exibição de vídeos de conscientização. Esses veículos ficam transitando, e param em lugares estratégicos por três horas para que a população possa ser orientada.

A campanha tem ênfase nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde há maior índice de morte no Brasil na época de carnaval, alcançando 33%, de acordo com dados da PRF.


Drogas e direção

Em Florianópolis acontece um curso de formação de policiais com o objetivo de capacitá-los na abordagem, fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas. No total serão mil policiais que irão atuar na campanha, além de 3 mil que irão agir nos principais carnavais do País.

O intuito da campanha é alertar para os riscos do uso de bebida alcoólica e drogas ao volante. O uso dessas substâncias tem efeito direto na capacidade de reagir a situações imprevisíveis, principalmente no trânsito.


Alguns dos efeitos são:

· Diminuição dos reflexos, equilíbrio, concentração.

· Perda de noção de distância, espaço, tempo e velocidade.

· Desatenção, irritabilidade, alucinação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essas infrações são consideradas gravíssimas, podendo acarretar multa de R$1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e detenção de seis meses a três anos.


Parada - Um Pacto pela Vida

O Ministério das Cidades lançou na terça-feira (25) outra campanha de prevenção de acidentes de trânsito no Carnaval 2014. "Ação do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida)" permanece no ar até o próximo dia 09 de março.


Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.


A campanha será veiculada nas TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, portais na internet, mídia exterior e redes sociais. Os interessados, podem fazer o download da campanha no site do Parada: www.paradapelavida.com.br.


Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.