Abertura do carnaval de João Pessoa tem confronto entre PM e foliões

Conflito aconteceu durante abordagem
policial em show do Monobloco.



Um tumulto envolvendo a Polícia Militar e foliões na abertura do projeto Folia de Rua na noite de quinta-feira (20) na apresentação da banda Monobloco no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, resultou em pelo menos quatro prisões. De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou quando um jovem resistiu a uma abordagem policial. Segundo a polícia, ele estava fazendo uso de maconha.

O capitão Mailson Cordeiro, do 1º Batalhão de Polícia Militar, explicou que o jovem afirmou para o policiais que não seria abordado. Por recusar a abordagem, foi dada voz de prisão por desobediência e a partir disso o início da confusão. “Ele disse que não seria encaminhado para delegacia e resistiu à condução. Os amigos que estavam com ele tentaram tomar ele da guarnição, agredindo os policiais e o patrimônio, que não chegou a ser danificada. Quiseram tomar a força um cidadão que havia sido detido”, comentou o policial.

Uma amiga do jovem abordado pela Polícia Militar explicou que não houve resistência à abordagem, apenas uma reação à violência praticada pelos policias durante a abordagem. “A gente estava com um cigarro de maconha, fumando. Os policiais viram e quiseram revistar. Fizeram os procedimentos cabíveis, mas em um momento o policial foi revistar o rapaz que foi apreendido, machucou, de forma agressiva e ele como qualquer pessoa reagiu. O policial achou que ele estivesse resistindo”, relatou.

Na confusão, a polícia usou spray de pimenta e outros foliões que não estavam envolvidos na confusão passaram mal. A Guarda Municipal também se envolveu na confusão, segundo os foliões envolvidos. “Eu acompanhei o caso porque tinham muitos policiais em cima de uma mesma pessoa. Então eu falei que não precisava de violência e de repente um guarda municipal falou ‘sem violência nada’ e começou a bater em mim. Eu não fiz nenhuma ameaça, foi desnecessário”, avaliou o estudante que não quis se identificar.

O capitão Mailson Ribeiro ressaltou que faz parte da população reclamar e denunciar quando se sentir desrespeitada pela polícia, mas não concorda que houve força excessiva. Os quatro estudantes presos foram encaminhados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Segundo informações repassadas pelo Disp, os jovens foram autuados por desacato, porte de droga, desobediência e agressão, prestaram depoimentos e foram liberados.


Do G1 PB com TV Cabo Branco

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.