21% dos aprovados para UFPB fazem cadastramento

Cecília NoronhaFelipe Gesteira
Apenas 21% dos candidatos aprovados e agendados para o primeiro dia de cadastro na Universidade Federal da Paraiba (UFPB) compareceram ontem à instituição. Os retardatários terão apenas a quinta-feira para garantir a vaga na universidade.

O coordenador de Escolaridade (Codesc) da UFPB, João Wandemberg Gonçalves, confirmou que a procura no primeiro dia de cadastro ficou abaixo do esperado. “Nós dividimos o cadastramento por área, sendo uma média de 2.500 candidatos em cada um dos três dias. Hoje (ontem), apenas 21% dos concorrentes previstos compareceram”, disse. “Acreditamos que um dos motivos disso seja o fato de muitos terem se inscrito (no Sisu) por experiência, ou morarem em outro estado”, acrescentou.

O agendamento para os candidatos aptos segue até amanhã. Para os retardatários, é reservada apenas a quinta-feira. A UFPB ficará disponível para o procedimento no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Qualquer aprovado que não fizer o cadastro até quinta-feira perderá a chance de acesso efetivo à UFPB. As vagas sem preenchimento serão liberadas para uma segunda chamada, prevista para acontecer em 27 de janeiro. As matrículas dos alunos validados no cadastro serão realizadas tanto na primeira metade do ano letivo, em março, como na segunda entrada, em agosto. Ao todo, a Universidade Federal da Paraíba ofereceu 7.555 oportunidades de ingresso via Sisu. Cento e nove mil candidatos concorreram para a instituição.

IFPB E UEPB

Hoje termina o prazo do cadastramento para os candidatos que optaram pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No primeiro caso, os interessados devem se dirigir ao campus para o qual foi selecionado pelo Sisu, pois cada um deles tem suas especificações. Enquanto isso, o procedimento na UEPB está sendo feito na Pró-reitoria de Graduação, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

SAI LISTA DO PROUNI

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível para consulta on-line dos candidatos. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de educação superior que fez a convocação até sexta-feira, 24, para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. O resultado da segunda chamada, também on-line, será divulgado em 3 de fevereiro próximo.

Nesta primeira edição do programa em 2014, foi batido o recorde de inscritos, com 1.259.285 candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. De acordo com o balanço final, o número de inscrições chegou a 2.424.354— cada candidato pôde fazer até duas opções de instituição e curso. No ano passado, a primeira edição registrou 1.032.873 candidatos após o encerramento. Em 2012 (recorde anterior), foram 1.208.398.

Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Do Jornal da Paraíba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.