PC e PM apreendem 100 kg de maconha e 283 pedras de crack em Cajazeiras e C. Grande

Assessoria

Material apreendido em Campina Grande



No Dia Internacional de Combate às Drogas, policiais civis e militares realizaram significativas apreensões de entorpecentes na Paraíba. Na madrugada desta quarta-feira (26), no município de Cajazeiras (distante a 476 km de João Pessoa, no Sertão), a Polícia Civil deflagrou a ‘Operação Esperança’ e apreendeu cerca 100 kg de maconha e prendeu duas pessoas em flagrantes. Em Campina Grande (Agreste paraibano), 283 pedras de crack foram apreendidas pela Polícia Militar do 2º BPM.


De acordo com o delegado Neto, comandante do Grupo Tático Especial (GTE) de Cajazeiras, a polícia vinha investigando os acusados e nesta madrugada no Centro da cidade, prendeu um taxista e sua enteada ao encontrarem 85 tablets de maconha, o equivalente a 100 kg da droga, no banco traseiro do veículo do taxista. A droga foi encontrada em duas malas pretas. A Operação foi iniciada no último dia 7 de junho quando foram apreendidos 21 kg de maconha também em Cajazeiras.

Os acusados estão detidos na Delegacia Regional de Cajazeiras e serão encaminhados para o Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras e Penitenciária Feminina de Cajazeiras.


Já em Campina Grande (distante 122 quilômetros da Capital paraibana), no bairro da Glória, Zona Oeste foram apreendidas 283 pedras de crack e R$ 268 na madrugada desta quarta-feira (26).


Segundo informações da Polícia Militar do 2º BPM, a prisão aconteceu após uma abordagem rotineira na Feira Central do bairro da Glória. Um policial desconfiou de um homem em atitude suspeita e, quando foi investigá-lo, encontrou em seu veículo as 283 pedras de crack, R$ 268 em dinheiro e mais dois celulares das marcas Nokia e Samsung.


O estofador Josivaldo Bernardo da Silva, 30 anos, foi encaminhado para a Central de Polícia sob acusação de tráfico de drogas e, ainda nesta quarta-feira, deverá ser conduzido ao Presídio Regional do Serrotão, conforme informou o tenente coronel Souza Neto, comandante do 2º BPM.

O Dia Internacional do Combate às Drogas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1987, como uma forma de estimular o debate em torno do tema e também de planejar ações e cooperações para chegar a uma sociedade global completamente livre da dependência química e do tráfico ilícito de drogas.

No início de junho, durante uma operação conjunta entre as Polícias Federais de Campina Grande (PB) e de Minas Gerais, 19 quilos de cocaína foram apreendidos. A apreensão foi considerada a maior deste ano na Paraíba. Dois homens, acusados de tráfico, foram presos transportando a droga, que seria comercializa durante a realização dos festejos juninos no Estado.

Na Paraíba, de acordo com o último levantamento feito pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), ocorrida no início de 2012, apontou um aumento de 45,7% na quantidade de entorpecentes apreendidos em relação ao ano de 2011. As polícias estaduais apreenderam quase 700 quilos de drogas em todo o Estado, entre maconha e cocaína (crack e pó), enquanto que no ano anterior foram 471 quilos.


De janeiro a dezembro, a Gerência Executiva de Laboratório Forense do Instituto de Polícia Científica (IPC) contabilizou 547 quilos de maconha, 124 quilos de crack e 15 quilos de cocaína. O volume de cocaína apreendido no ano passado foi oito vezes maior que o total obtido em 2011 (1,700 kg). Também merece destaque a apreensão de maconha, com um aumento de 84% na comparação com o ano anterior (297 kg). Somente a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), subordinada à Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana, foi responsável por 44% das apreensões.

Para a ONU, “o problema mundial das drogas continua a constituir uma ameaça séria à saúde pública, à segurança e ao bem-estar da humanidade, em especial dos jovens, e à segurança e soberania dos Estados, comprometendo a estabilidade socioeconômica, a estabilidade política e o desenvolvimento sustentável”.


Redação com Portal Correio
Tecnologia do Blogger.