PB sediará evento do Google próxima semana

Beto PessoaFrancisco França

Escolha das cidades é baseada em requisitos estabelecidos pelo Google

A Paraíba é um dos três Estados brasileiros escolhidos para sediar o 'Google I/O Extended', evento de tecnologia que acontece em vários países entre os dias 15 e 17 deste mês, com objetivo de apresentar e discutir as tecnologias que o Google possui, unindo programadores, universitários, empresas e pesquisadores interessados em debater a integração social através do uso das tecnologias desenvolvidas pela empresa, com foco nas plataformas móveis, como tablets e smartphones.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento. Clique aqui, até o próximo dia 15, com vagas limitadas. Cerca de 500 pessoas já fizeram a pré-inscrição. Na Paraíba, haverá programação em João Pessoa e em Campina Grande.

Além de videoconferência mostrando o evento principal na Califórnia, Estados Unidos, o evento contará também com code labs (palestras) e hackathons (workshops) próprios. Em João Pessoa, o 'Google I/O Extended' ocorre no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo Google Developer Group João Pessoa (GDG JP).

Para sediar o evento, os GDGs de todo país, que são grupos oficiais de desenvolvedores e pesquisadores que estudam e divulgam produtos Google, tinham liberdade de se inscrever como sedes do evento no Brasil, mas nem todos conseguiram a autorização.

De acordo com Ricardo Cavalcante, do GDG-JP, a escolha das cidades é baseada em requisitos estabelecidos pelo Google, que não conseguiram ser atendidos por muitas cidades. “É um evento aberto, quem quiser pode tentar participar, mas nem toda cidade conseguiu passar em critérios estruturais pedidos pelo Google”. Internet em alta velocidade, computadores para a videoconferência e espaços para os workshops são algumas dessas exigências.

Na cidade de Campina Grande, o evento acontece no Auditório Mário Hattori, no campus I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A tutora do evento, a professora Lívia Sampaio, falou da importância de receber o 'Google I/O Extended'.

“A cidade de Campina Grande é conhecida como polo tecnológico em todo Brasil, por isso não poderia deixar de participar dessa iniciativa. Toda iniciativa para organizar um Google I/O Extended é apoiada pela Google. No caso de Campina Grande, a ideia surgiu a partir da parceria com o GDG João Pessoa, que também tem dado suporte ao evento em nossa cidade”, contou a professora. Além de João Pessoa e Campina Grande, no Brasil, o evento acontece em Belo Horizonte (Minas Gerais) e Campinas, em São Paulo. (Especial para o JP)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.