Na Paraíba “educação com dispositivos móveis” marca primeiro dia de Google I/O Extended


O primeiro dia do Google I/O Extended foi marcado por uma pluralidade de debates. Em João Pessoa, um dos destaques foi a palestra da pedagoga Priscila Dias, que discorreu acerca do uso de dispositivos móveis como aliados para a Educação. Priscila defende que os professores e os profissionais da área de tecnologia precisam dialogar mais, para produzir aplicativos e ambientes virtuais de aprendizagem que atendam à demanda educacional dos dias atuais.

Segundo Priscila, ao passo em que as crianças e adolescentes de hoje em dia praticamente já nascem conectados às mídias digitais, é preciso que os professores aprendam a dialogar com eles nesta linguagem. Ela fez um paralelo com os modelos de Educação à Distância elaborados ao longo do século: desde cartas, até o rádio, a TV e os computadores.

A pedagoga abordou a questão da cultura de convergência, em que todas as mídias podem dialogar, a favor de um desenvolvimento educacional que não ‘morra’ no momento em que chega ao dispositivo do aluno. Seus estudos são baseados nas teorias de Henry Jenkins, a partir do livro “Cultura de Convergência”, que investiga o alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem.

O livro nos introduz aos fãs de Harry Potter, que estão escrevendo suas próprias histórias, enquanto os executivos se debatem para controlar a franquia. Ele nos mostra como o fenômeno Matrix levou a narrativa a novos patamares, criando um universo que junta partes da história entre filmes, quadrinhos, games, websites e animações. Essa nova edição está ampliada e atualizada, trazendo também um capítulo inédito sobre o YouTube.

O Google I/O Extended foi aberto na manhã de hoje, em diversos locais do mundo. Na Paraíba, o evento que tem o apoio da Anid (Associação Nacional para a Inclusão Digital), acontece no campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, e também no campus da Universidade Federal de Campina Grande. A programação de abertura incluiu uma videoconferência com o Google I/O, que acontece na Califórnia, além de relatos dos próprios participantes sobre qual o seu interesse em debater tecnologia.

O evento prossegue, com outras palestras e debates, até a próxima sexta-feira, 17.

Ascom Anid
Tecnologia do Blogger.