José Maranhão chama Santiago de 'germe'

Wagner Lima - Francisco França

Wilson Santiago, que está filiado agora ao PTB, rebateu a declaração de José Maranhão


O presidente do PMDB na Paraíba, ex-governador José Maranhão, descartou composição com o PTB, presidido pelo ex-peemedebista Wilson Santiago, a quem o peemedebista chamou de 'germe da dissecação', reforçando que os partidários estavam imunizados contra qualquer espírito derrotista. “O PMDB, na realidade, está íntegro e todos os partidos podem ter dissecações no momento das definições e, é evidente, que com o PMDB não seria diferente, mas os peemedebistas estão imunizados contra o germe, o micróbio da dissecação”, disse.

As afirmações foram feitas pouco antes da reunião da Comissão Executiva da legenda, que colocou em pauta uma agenda de encontros regionais para fortalecer estratégias para o pleito de 2014.

Wilson Santiago, que está filiado agora ao PTB, rebateu a declaração de José Maranhão, afirmando que "a resposta a José Maranhão a Paraíba já deu nas últimas eleições: a derrota". O deputado federal Wilson Filho também não compareceu à reunião.

Amanhã, a Executiva Estadual do PMDB se reunirá com a nacional para discutir o processo eleitoral de 2014 e, em seguida, se reunirá com a bancada federal do partido para discutir a eleição do diretório da capital. Na reunião de ontem, já ficou acertado que o primeiro encontrou regional ocorrerá no dia 1º de junho em Patos e no dia 15 em Sousa.

José Maranhão ironizou a possibilidade de a legenda firmar composição com o PTB de Wilson Santiago e confirmou o alinhamento com o PT na disputa nacional, mas o distanciamento, em princípio, no plano estadual. “Se Wilson Santiago deixou o partido e quer fazer uma aliança era melhor ele não ter saído do PMDB. Temos que discutir política com racionalidade até porque sabemos que na hora de sustentar a bandeira da oposição a gente tem mais dificuldade do que quando se está no governo. Eu tenho ouvido notícias desencontradas sobre a composição com o PT, mas a nossa intenção é a de manter a aliança em plano nacional, mas em relação à Paraíba está cedo para definir uma chapa de aliança.

Primeiro a gente tem que definir as bases da aliança para depois formar a chapa. Não temos nenhuma objeção a nenhum partido da base, mas temos que abrir muitas negociações”, frisou.

ESCANTEADO

O presidente do PMDB da Paraíba, José Maranhão, endossou a declaração de que Wilson Filho estaria sendo escanteado pela legenda. “Essa avaliação quem pode fazer é ele. Se ele está dizendo que perdeu espaço, então vamos endossar o que ele está dizendo. Essa reunião de hoje, por exemplo, todos que têm mandato foram convidados para participar”, disse. Segundo ele, os encontros regionais deverão ocorrer nas cidades polos.

COMISSÃO PROVISÓRIA

Em resposta à crítica do vereador Fernando Milanez sobre à falta de eleição para o diretório municipal, José Maranhão respondeu que a legenda reativará o diretório com a instauração de uma comissão provisória. “O partido não está sem comando porque tem as próprias lideranças, como o próprio Milanez. O PMDB tem uma democracia interna que é proporcional ao tamanho do partido. Vai ser instituída uma comissão provisória. Nós consideramos João Pessoa não só o maior município, mas o diretório que deve nortear as políticas do partido”, disse. O deputado Raniery Paulino defendeu que a partir da instalação da comissão provisória, o partido conduza a eleição do diretório do PMDB seguindo os mesmos moldes da executiva estadual.

O deputado Gervásio Maia reafirmou o interesse de colocar o nome à disposição para a chapa do diretório da capital. “Não retirei meu nome da disputa para o diretório municipal do PMDB. Mantenho meu nome à disposição do partido, mas respeito a decisão da maioria”, disse.


Jornal da Paraíba

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.