Chove forte em quase todas as regiões do estado cearense


André Costa

Veículos no bairro Vila Neuma, em Iguatu, ficam submersos após chuva de 98 milímetros (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Após seis dias de poucas e isoladas chuvas no Ceará, a madrugada da última quarta-feira para o início da manhã de hoje (09) trouxe fortes registros pluviométricos. O maior volume de água aconteceu no centro-sul do estado, na cidade de Iguatu, com precipitações de 98 milímetros. Em Ipaumirim, no Cariri cearense, choveu 75 mm; na região Ibiapaba, Ibiapina (60 mm) e Ubajara (57 mm) apresentaram os maiores registros e completando a lista das cinco cidades com maiores índices do estado, o município de Cedro, também no Cariri, choveu 52,4 mm.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) havia lançado na manhã de ontem uma nota apresentando os balanços do primeiro trimestre do ano, no qual confirma a previsão inicial de chuvas abaixo do normal. O presidente do órgão Eduardo Sávio Martins, lembra que as fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado foram por decorrência da atuação da Zona de Convergência Intertropical. Porém, devido a uma configuração desfavorável no Oceano Atlântico, o sistema se distanciou e as chuvas perderam intensidade.

Moradores e condutores enfrentam dificuldades para atravessarem as ruas alagadas do município de Iguatu (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)

“Essa irregularidade temporal é uma característica de anos secos. No trimestre fevereiro, março e abril, tivemos períodos sem registros de precipitações alternados por dias com chuva”. Essa falta de regularidade afeta inclusive o reabastecimento dos açudes que, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), apresentam níveis abaixo da média.

Cariri

Se somado todos os registros pluviométricos, o cariri voltou a liderar o ranking das regiões mais chuvosas. Ao todo, choveu 484.9 milímetros nos 19 municípios da região. Em todo o estado, a FUNCEME, registrou precipitações em 102 dos 184 municípios cearenses, em sua grande maioria, com precipitações entre 15 a 50 milímetros.

Confira todos os registros da Região Caririense:

Ipaumirim – 75.0 milímetros
Cedro – 52.4 milímetros
Lavras Da Mangabeira – 48.0 milímetros
Cariús – 40.0 milímetros
Granjeiro – 38.2 milímetros
Baixio- 35.0 milímetros
Aurora – 33.0 milímetros
Jucás – 29.0 milímetros
Várzea Alegre – 27.8 milímetros
Umari- 23.0 milímetros
Barro – 22.4 milímetros
Farias Brito – 17.0 milímetros
Altaneira – 12.0 milímetros
Caririaçu – 12.0 milímetros
Barbalha – 9.0 milímetros
Juazeiro Do Norte – 5.0 milímetros
Nova Olinda- 3.0 milímetros
Mauriti – 1.6 milímetros
Missão Velha- 1.5 milímetros

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.