Sessão especial da Câmara Municipal debate desafios e avanços no HRC

A diretora do Hospital Regional de Cajazeiras, Emmanuelle Cariry, foi sabatinada por vereadores na noite desta terça-feira (23) durante sessão especial da Câmara Municipal de Cajazeiras. A sessão, que foi solicitada pela própria diretora, teve como principal objetivo deixar a população, a imprensa e os membros do Poder Legislativo informados sobre os desafios e conquistas do HRC após pouco mais de 800 dias de gestão.

Também foram esclarecidas dúvidas acerca da visita de uma comissão formada por quatro vereadores na semana passada ao gabinete da diretora. A finalidade da visita, explicou Emmanuelle Cariry, foi para responder a alguns questionamentos dos parlamentares a respeito da escala de médicos e carências do hospital, desmentindo de uma vez por todas boatos de que os vereadores teriam procurado a diretora para exigir vantagens no atendimento.

Os próprios parlamentares trataram de negar essas informações e enaltecer o compromisso que a atual gestão do HRC tem tido com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), eliminando práticas politiqueiras que eram tradicionais no hospital. Emmanuelle Cairy, por sua vez, deixou claro que seu relacionamento com a classe política continua saudável, recebendo-os em seu gabinete, sempre que possível, ou atendendo às suas solicitações de encontros para tratar de assuntos de interesse da saúde pública e, portanto, da população.

Os vereadores externaram sua preocupação com algumas necessidades do HRC, a exemplo de um Tomógrafo e um novo Centro de Imagens. Por outro lado, o reconhecimento às melhorias que o HRC vem apresentando foi unânime entre os parlamentares. Eles destacaram, sobretudo, a evolução no atendimento e a organização no setor de urgência e emergência promovida pelo Acolhimento com Classificação de Risco (ACR), instalado em 2011.

A diretora da 9ª Gerência Regional de Saúde também disponibilizou importantes informações sobre os investimentos do Governo do Estado na saúde da região. Maura Sobreira pontuou algumas ações que provam a preocupação do Estado com a saúde pública, e alertou para a necessidade de se estabelecer uma rede de atenção à saúde em que haja colaboração mútua entre os governos federal, estadual e municipal para que, assim, facilite a aplicação e administração de verbas advindas de programas de saúde.

A sessão foi concluída da maneira mais amistosa possível, com os vereadores se comprometendo em lutar junto às diretorias do HRC e da 9ª Gerência em prol de mais conquistas para a saúde da região.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.