Máquina que "produz" água pode ser uma das soluções para a seca



Máquina de fazer água já é usada em escolas



Alunos e professores de 125 escolas matam a sede com água extraída do ar, em Feira de Santana, interior da Bahia. São 375 máquinas, que retiram a umidade do ar e a transforma em água, que foram instaladas nas instituições.

O aparelho foi desenvolvido por uma empresa mineira e “produz” a água por meio da compressão e condensação do ar, processo do qual se obtém o chamado ponto de orvalho. Para tornar o líquido potável, são utilizados três etapas de filtragem. O equipamento também possui um software que regula o processo para fazê-lo possível em condições variadas de temperatura e umidade do ar.

Além de escolas, a empresa pretende colocar seus aparelhos em locais de grande circulação de pessoas, como hospitais, empresas, postos de saúde e clubes.

Lançada em 2009, a máquina criada por Norman Pedro Quiroga ainda tem um preço elevado, em torno de R$ 6,5 mil. O valor deve cair nos próximos anos, à medida em que aumentar a procura.

O fabricante lançou recentemente a versão doméstica do aparelho, que armazena 12 litros de água. A máquina poderá substituir galões e purificadores.

História

A primeira máquina de “fazer água” demorou cerca de sete anos para ser desenvolvida e foi patenteada em 2006.

Hoje, existem equipamentos similares no mercado internacional, mas, segundo o inventor, a brasileira se diferencia pela versatilidade. “Existe uma máquina nos EUA, mas ela tem limitações de temperatura e de umidade”, diz. A versão norte-americana só consegue produzir água com umidade do ar mínima de 40% e temperatura de pelo menos 20º C.

O equipamento funciona a partir de 10% de umidade do ar e temperatura a partir de 15ºC.


Foto: Máquina produz água a partir da umidade do ar




Juliana Kirihata (IG São Paulo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.