Inverno: chuvas em 63 cidades do Ceará já são da quadra chuvosa

Região Norte teve a maior incidência de chuvas (Foto: Funceme)

A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 63 municípios do Estado, no período de 24 horas. De acordo com o órgão, as precipitações foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical, que marca o início da quadra chuvosa no território cearense, que deve ir até o mês de maio. Nesses meses, as chuvas tendem a acontecer com mais frequência em todo o Estado.

O município de Barroquinha teve a maior precipitação registrada, com 102 milímetros (mm), seguido por Granja, com 84.4 milímetros (mm) e por Chaval, com 62 milímetros (mm).

De acordo com Leandro Valente, metereologista da Funceme, os indícios de chuvas mais intensas foram no Litoral Norte e na região da Ibiapaba, sendo Viçosa do Ceará o município da região com maior incidência de chuvas, com 25 milímetros (mm).

"As chuvas estão ocorrendo devido à Zona de Convergência Intertropical, que está próxima ao Ceará, além do aumento da umidade relativa do ar", afirmou o meterologista. Foram registradas também indícios de chuvas isoladas nas faixas litorâneas do Estado.

Para as próximas 24 horas, a previsão da Funceme é que continue chovendo na faixa litorânea eRegião Norte. Para as próximas 72 horas, as chuvas devem ocorrer de maneiras isoladas em toda a região do Ceará, segundo a Funceme.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.