Blog Cz Agora lança campanha pela diminuição das altas taxas cobradas pelo Detran-PB

O Blog CzAgora lança uma campanha pela diminuição das altas taxas cobradas pelo Detran-Pb, e gostaríamos que você, leitor deste blog, também encapasse conosco nesta luta, você que todos os anos é obrigado a tirar do seu bolso quase um salário mínimo, para poder continuar ter o direito de possuir um veículo, e muitas das vezes este veículo é a sua única fonte de renda.
Hoje, há milhares de veículos irregulares nas ruas da Paraíba, e outros milhares de veículos em pátios do Detran, sendo danificados pelo tempo, expostos a sol e chuva, e o maior motivo para isso são os altos custos cobrados para emplacamento. Muitos proprietários de veículos, especialmente os que residem na região de Cajazeiras, por exemplo, preferem emplacar seus veículos nas cidades no Ceará, onde as taxas caem pela metade do preço em relação ao mesmo serviço realizado em território paraibano. A Paraíba é um dos estados onde se cobra as taxas mais caras para emplacamento em todo o Brasil.

O governo Ricardo Coutinho, tem uma chance de ouro de resolver um problema de vários anos. Com a inadimplência em alta e a documentação regular em baixa, o governo pouco acrescenta ao seu caixa. A única saída seria dar oportunidade para que os proprietários possam negociar suas dívidas junto ao Detran em condições vantajosas. Ao mesmo tempo, o governo deve promover uma revisão das taxas.

Com isso, os proprietários de carros e motos poderão administrar melhor o pagamento das taxas de licenciamento de seus veículos. Para quem possui uma motocicleta na Paraíba, o emplacamento chega a custar mais de 10% do valor da moto.

Um passo importante já foi dado, com o perdão das dívidas das taxas estaduais até 2010, para motos até 150 cilindradas, isso já é uma ajuda, mas o que vai resolver mesmo o problema é a diminuição das taxas, principalmente IPVA e a Taxa de Bombeiros, que diga-se de passagem, ninguém sabe para serve esta taxa, inclusive alguns estados não cobram taxa de bombeiros.

Vamos tirar um exemplo do Ceará, lá a taxa de licenciamento de veículos é 42,99 aqui na paraíba esta taxa sobe para 95,82, e pela pesquisa que realizamos no Ceará não se cobra taxa de bombeiros.

Esperamos que o governo do estado avalie, e veja com bons olhos a situação dos proprietários de veículos na Paraíba, e que possa beneficiar a todos, não apenas alguns.

Quem tiver alguma informação a mais e desejar participar desta "campanha", é só deixar seu comentário aqui no blog.


Veja a tabela de taxas e serviços do Detran-PB




Agora compare com a tabela do Ceará:


Da Redação CzAgora.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.