'Gatos' somam 17% da energia distribuída na Paraíba, diz Energisa


PB1
Devido ao alto número de ligações clandestinas encontradas em todo o Estado, a Energisa desencadeou uma operação nesta terça-feira (13), visando o combate ao furto de energia. Para se ter uma ideia, segundo o gerente de Comunicação da empresa, José Carlos Mascarenhas, a média de perda de energia em decorrência dos chamados 'gatos' é de 17% ao ano; valor que daria para abastecer uma cidade como João Pessoa por quatro meses.

“O Estado também deixa de recolher R$ 25 milhões de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) anual por causa dos furtos”, frisou.

Ainda de acordo com José Carlos, o furto de energia é um crime como outro qualquer – conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro -, sujeito a multa e até prisão de um a oito anos. O valor da multa é estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e corresponde a 30% em cima do valor retroativo devido pela pessoa que fez o 'gato'. A Prisão pode acontecer se no momento da fiscalização uma autoridade policial juntamente com um perito estejam presentes e constatem a irregularidade.

O gerente de Comunicação da Energia revelou também que esse tipo de operação é permanente e o maior número de ligações clandestinas são encontradas em residencias, principalmente na região Oeste do Estado. Contudo, nos estabelecimentos comerciais e industriais também são constatadas essas irregularidades. Na manhã de hoje, na Capital, a operação se concentra no Bairro do Estados e em menos de três horas de trabalhos cinco 'gatos' foram desligados em um único quarteirão, conforme José Carlos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.